/////

De filho de garçom a consultor dos maiores bares e restaurantes da cidade. Saiba quem é Eduardo Guimarães

Responsável pela consultoria de mais de 30 bares e restaurantes da região metropolitana de Belém, o empreendedor paraense Eduardo Guimarães (@eduardoguimaraesss_), da Mais Soluções Consultorias (@consultoriamaissolucoes), tem muita história para contar em seus mais de 20 anos no ramo. Criador do Pedidos Up, site com cardápio e pedidos online com envio via WhatsApp, Eduardo conversou com o BT sobre sua carreira de sucesso na área da bares e restaurantes.

Filho de garçom, o empreendedor nascido em Belém começou a trabalhar aos 17 anos ao lado do seu pai. Ele contou sobre como aprendeu a desenvolver seu relacionamento com os clientes com base no que aprendeu ao trabalhar com seu maior exemplo: “Meu pai é um homem carismático e por isso mesmo todo mundo gosta dele. Ele ensinou que a política da boa vizinhança funciona, e que você estar sempre pronto para ajudar as pessoas é o pré-requisito básico para trabalhar com o público”, ressaltou Eduardo.

Há 11 anos, a Mais Soluções Consultorias foi criada pelo empresário que sempre focou em excelência quando o assunto é atendimento ao público. Eduardo contou ao BT a forma como o público se referia negativamente ao atendimento dos estabelecimentos da região metropolitana da capital paraense o incomodava: “Não gostava da forma como as pessoas reclamavam do atendimento em Belém. Como diziam que a cidade não tem profissionais qualificados. Alguém precisava ‘virar essa chave’, então meu trabalho diário é sobre isso: mudar esse pensamento do público.”, afirmou o empreendedor.

Eduardo faz a consultoria de mais de 30 clientes e domina o ramo no auxilio aos empreendimentos gastronômicos. Ele cuida de funções como o recrutamento e treinamento de pessoal, assessoria para bares e restaurantes e sistema de delivery, funções essenciais para a saúde estrutural nos estabelecimentos.

PEDIDOS UP:

Para as entregas e apresentação de cardápios dos estabelecimentos, Eduardo desenvolveu o “Pedidos Up”, um site que foi aperfeiçoado na pandemia e que auxilia seus restaurantes parceiros a trabalhar com a apresentação do cardápio e com entregas via Whatsapp, sem a necessidade de intermediários como aplicativos de entrega.

O site dá acesso a relatórios de vendas, entregas, tipo de recebimento, entre outros recursos para o benefício do estabelecimento e para facilitar a interação com o cliente. Confira a pedidos Up clicando aqui.

CASES DE SUCESSO NA REGIÃO METROPOLITANA:

Com a Mais Soluções consultoria, Eduardo Guimarães está a frente de diversos cases de sucesso como a Delalê, Pizza do Macaco, Restô do Porto, Manga Jambu, Pissolati Café, Paladar Gi, Meu Garoto, Belchior music e pub e muitos outros.

O empreendedor é responsável pelo recremento e treinamento de estabelecimentos de excelência como a doceria Delalê.

Sobre suas experiências no ramo da gastronomia, Eduardo ressalta o quanto aprende com cada um dos seus clientes em seus mais de 20 anos de profissão e sobre como várias histórias o marcaram na profissão: “Se eu pensar em me aposentar, pretendo escrever um livro sobre restaurantes e histórias, tenho até umas anotadas”, contou.

Ele frisou que assim como teve fortes referências de seu pai para o trato com o público, também aprendeu com os clientes. Ele citou empreendedores como o proprietário da Amazon Beer, Arlindo, que é um dos seus clientes e sempre o orientou a se aperfeiçoar no ramo: “ele me ensinou que sempre temos que estudar e analisar detalhes e perceber que o cliente é o papel mais importante no ramo da gastronomia”, afirmou.

QUERO INVERSTIR NO RAMO DA GASTRONOMIA O QUE FAÇO?

Para aqueles que querem investir no negócio de bares e restaurantes, o empreendedor pontuou o que é essencial para o ramo: “O conselho que dou para quem quiser abrir um bar ou restaurante é: saiba se organizar: saber administrar o tempo, o dinheiro e a vida é essencial assim como saber lidar com pessoas. Converse com o cliente e lembre que ele é o mais importante. É preciso estudar os números, saber onde quer chegar, ter foco, e saber esperar para ter o retorno necessário”, concluiu.