////////

Declaração de Belém: Mark Ruffalo cobra de Lula metas concretas para proteger a Amazônia; entenda

Nesta quinta, 10, o ator de Hollywood, Mark Ruffalo, conhecido por interpretar o personagem Hulk no filme Vingadores, que também é ativista em defesa da Amazônia, se disse de coração partido ao ler a Declaração de Belém, que contém 113 propostas elaboradas por mais de 20 prefeitos e prefeitas de cidades da Amazônia brasileira e internacional durante o Fórum das Cidades Amazônicas, na capital paraense.

Para o ator, é necessário metas concretas para proteger a floresta, vista emergência climática e o tempo curto para salvar o bioma.

“Graças a sua liderança (de Lula), essa Cúpula, finalmente estabeleceu proteções fundamentais para os Povos índígenas. Obrigado por ouvir as vozes de quem está na linha de frente da emergência climática. Mas apenas isso (a Declaração de Belém) não impedirá o colapso da floresta. A Colômbia, sob o comando de Gustavo Petro, é a primeira nação amazônica a seguir o que a ciência recomenda: a meta de proteger 80% da floresta até 2025, e um pedido para interromper a extração de petróleo”, iniciou dizendo em seu Twitter, nas redes sociais.

Embora tenha afirmado que Lula e Petro estejam desenvolvendo um bom governo em Brasil e Colômbia, respectivemente, o ator é contundente ao dizer que Lula pode fazer ainda mais e fazer a diferença no combate à crise climática.

“Esse é exatamente o tipo de liderança que a humanidade precisa agora, Sr. Presidente. Você (Lula), pode fazer a diferença. Afinal, 60% da Amazônia está no Brasil, que é um país tão importante. Você poderia levar a sua liderança tão necessária para a Assembleia Geral da ONU em Nova Yprk?. Talvez o senhor (Lula) pense que é impossível se comprometer dessa forma. Mas, nas palavras de um grande herói, Nelson Mandela: “Tudo parece impossível até que seja feito”. Este é o momento de ser o próximo Nelson Mandela. Se o senhor puder”, ponderou.

Por fim, Mark pediu coragem a Lula, no encerramento da sua mensagem nas redes sociais.

“Milhões de anos de uma evolução preciosa nos levaram até esse momento sem precedentes, quando semanas antes da Assembleia Geral, o senhor pode mudar o nosso destino. Seja corajoso. Nós estamos com você, e estamos de olho. Vamos fazer isso”, finalizou.

VEJA: