Com a chegada do mês de novembro, as chuvas começam a cair com mais frequência em solo paraense. O que gera alerta para alagamentos, trânsito lento e alguns transtornos em determinados pontos de Belém, que são um marco da chegada do inverno amazônico.
Dessa forma, a Defesa Civil de Belém divulgou um alerta para a população se preparar e adotar medidas para se prevenir contras as fortes chuvas que chegaram na Amazônia e de eventos climáticos adjacentes. Belém está em alerta meteorológico grau amarelo, segundo estudos do órgão. A temperatura em Belém vai variar entre 32° e 23° graus no período desta sexta-feira, 4, até a próxima sexta, 11.
A cor indica que as chuvas previstas para a região têm potencial para se tornarem perigosas podendo causar inundações e alagamentos. O alerta, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e divulgado pela Prefeitura de Belém, por meio da Comissão de Defesa Civil Municipal, tem validade até as 11h desta sexta-feira, 4.
Também de acordo com o Instituto, estão previstas pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante o final de semana na capital paraense.
ASSISTÊNCIA
A Comissão de Defesa Civil de Belém orienta a pedestres e condutores que, durante as chuvas, não se abriguem ou estacione veículos próximo a árvores ou placas de propaganda, pois há risco de queda durante rajadas de vento. Em casa, é recomendado retirar aparelhos eletrônicos da tomada. Em caso de emergência ligar para 190.
PREVISÕES
De acordo com os estudos do Inmet, a região Norte e o Pará estão na categoria de risco potencial de chuvas.
Para a Região Norte, são previstos acumulados de chuva superiores a 50 mm no noroeste da região, com destaque para o Pará, áreas pontuais do Amazonas e de Roraima e no oeste do Tocantins, onde os acumulados de chuva poderão ultrapassar os 80 mm principalmente no início da semana. Nos estados do Acre, Rondônia e sul do Amazonas, são previstos acumulados de chuvas inferiores a 10 mm.
01/11 a 07/11: são previstos acumulados entre 30 e 50 mm no norte do Pará, podendo ultrapassar 60 mm no Tocantins. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 30 mm.
No centro-norte do Pará, foram registrados baixos volumes de chuvas que não chegaram a 10 mm.