A redação do BT Mais recebeu fotos que mostram carros estacionados de forma irregular na calçada da Rua dos 48, entre Rua Presidente Pernambuco e Travessa Padre Eutíquio, no bairro de Batista Campos, em Belém.
Segundo relatos de quem passa diariamente pelo local, a situação é comum. Ainda de acordo com as denúncias, as calçadas também são ocupadas de forma irregular por vendedores ambulantes, flanelinhas, e proprietários de lojas e restaurantes que funcionam no local. Em muitos trechos, é impossível usar as calçadas, e os pedestres precisam se arriscar andando entre os carros e motocicletas.
Recentemente, o BT mais também mostrou que a rua tem sido usada como uma via de mão dupla por motoqueiros, mesmo sendo uma via de sentido único.
O código de postura do município diz que “são proibidos todos os obstáculos, como objetos, equipamentos, obras, escadas, garagens, fossas, poços artesianos, defensas fixas ou móveis, coberturas com apoio e maiores que 60% da largura da calçada, cercas, tapumes e andaimes, mesas e cadeiras, material de construção e entulho. Qualquer entrave ou obstáculo não autorizado pela Prefeitura e que restrinja o direito de ir e vir do cidadão é irregular”.
Em relação ao estacionamento irregular na calçada, a redação do BT Mais procurou a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém(Semob). Referente à ocupação das calçadas por vendedores e afins, procuramos as Secretarias Municipais de Urbanismo e Economia, mas até o momento, não tivemos retorno.