///

Denúncias alertam para falta de estrutura e medicamentos na CAPS III, em Belém

Funcionando há quase 10 meses, a Casa Mental do Adulto Marisa Santos (CAPS III), situada na Avenida Romualdo de Seixas, no bairro de Nazaré, em Belém, passa por problemas e falta de estrutura e funcionários, além de apresentar estado insalubre, segundo denúncias expostas em cartazes na entrada da instituição.

Embora a Casa tenha sido restaurada no início de 2022, o cenário relatado parece ser muito diferente. De acordo com os cartazes, faltam no espaço: medicamentos, material de higiene, manutenção no prédio, profissionais como vigilantes, agentes de limpeza, agentes de portaria, psiquiatras, leitos adequados e van para a realização de passeios terapêuticos.

Cartazes listam dificuldades e cobram medidas para solucionar problemas na CAPS III em Belém. Imagem: Reprodução.

E mais, os cartazes dizem que usuários vivem em uma situação insalubre e precária, como falta de água. Inclusive, há relatos da presença constante de ratos e goteiras no interior da CAPS III. Também é reivindicado a contratação de mais psicólogos e psiquiatras para atender os usuários que necessitam do serviço.

Cartazes com pedidos e relatos da realidade no ambiente foram fixados na CAPS III. Imagem: Reprodução.

Já os servidores, conforme a denúncia exposta na entrada do prédio, necessitam de melhores condições de trabalho, valorização profissional e adicional de risco de vida.

Denúncia de servidores da Casa Mental do Adulto Marisa Santos (CAPS III). Imagem: Reprodução.

O BT entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), que respondeu através de nota;

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que neste mês de novembro foi realizada uma reunião com participação de usuários e do corpo técnico que atua no CAPS III – Casa Mental do Adulto Marisa Santos. A Sesma está trabalhando para regularizar os serviços de vigilância, serviços gerais e fornecimento de material de limpeza. Sobre o fornecimento de água, a Sesma informa que o abastecimento é realizado pela Companhia de Saneamento do Estado do Pará (Cosampa) no bairro de Nazaré. Devido a irregularidade rotineira na prestação desse abastecimento, o CAPS já possui uma cisterna (para armazenar e conservar água), que também depende da regularidade do abastecimento de água. Desde agosto desse ano, a CAPS III conta com atendimento de um médico psiquiatra, que atende regularmente. E até o fim desse ano, a Casa Mental tem a perspectiva de contratar mais um médico psiquiatra para atender a demanda. A Sesma reitera que une todos os esforços para que as demandas sejam sanadas para que os serviços voltem a ser prestados de forma integral e que as aquisições das medicações necessárias ao tratamento dos usuários estão em processo licitatório”, esclareceu.