A influencer e advogada Deolane Bezerra, de 34 anos, corre o risco de voltar à prisão por descumprir uma das condições da medida cautelar estabelecida pela 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco.
A decisão judicial havia convertido a prisão d influencer de preventiva para domiciliar, mas com restrições específicas que Deolane teria ignorado. As informações são do G1.
Detalhes do habeas corpus e as condições impostas
O desembargador responsável pelo caso concedeu o habeas corpus à Deolane sob o argumento de que ela é mãe de uma criança de 12 anos, o que possibilitou o benefício da prisão domiciliar. No entanto, foram impostas as seguintes condições:
- Cumprimento de prisão domiciliar, incluindo fins de semana e feriados;
- Uso obrigatório de tornozeleira eletrônica;
- Proibição de contato com os demais investigados;
- Proibição de manifestações públicas, seja em redes sociais, imprensa ou qualquer meio de comunicação.
Assim que deixou o Instituto Bom Pastor, onde estava presa, Deolane deu uma declaração pública para a a imprensa: “Foi uma prisão criminosa, cheia de abuso de autoridade por parte do delegado. […] Eu não posso falar sobre o processo. Eu fui calada.”, afirmou ela, violando assim um dos termos para a soltura.
Possibilidade de revogação do habeas corpus de Deolane
De acordo com o promotor de Justiça Fábio Vieira, Deolane pode ter sua prisão domiciliar revogada por descumprir as medidas cautelares. “Em tese, ela pode ser presa novamente, a menos que não tenha sido devidamente informada sobre as restrições. Como advogada, é esperado que ela tenha ciência dos ritos judiciais”, afirmou o promotor.
Tanto o Ministério Público quanto o delegado responsável pela investigação podem solicitar a revogação da medida, caso entendam que houve violação das condições estabelecidas pela Justiça.
Publicações polêmicas nas redes sociais
Além da entrevista, a conta de Deolane no Instagram exibiu uma postagem em que ela aparece com uma tarja riscada na boca e os olhos fechados, acompanhada da legenda “Carta aberta”. A mensagem fazia referência à proibição de se manifestar publicamente.
Operação “Integration” e a investigação de lavagem de dinheiro
Deolane Bezerra e a mãe, Solange Bezerra, foram presas na operação “Integration”, deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco, que investiga uma organização criminosa acusada de lavagem de dinheiro por meio de plataformas de jogos online. A influenciadora é suspeita de ter aberto uma empresa de apostas com o intuito de lavar dinheiro.
Já segue o Poplist no Instagram? Clique aqui