O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou o tradicional desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, na manhã deste sábado, 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).
O evento deste ano destacou homenagens ao Rio Grande do Sul, que enfrentou uma inundação devastadora após intensas chuvas em maio. O governador do RS, Eduardo Leite, e o ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, estiveram presentes.
Além dos representantes políticos, alunos desfilaram vestidos com trajes típicos gaúchos, em solidariedade aos moradores do estado, e também com uniformes que remetiam aos profissionais e voluntários envolvidos na reconstrução.
Atletas Olímpicos e Temas de Saúde em Destaque
A ala dos atletas contou com a participação de 30 esportistas que competiram nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Todos eles beneficiários dos programas Atleta de Alto Rendimento e Bolsa Atleta, sendo Caio Bonfim, medalhista de prata na marcha atlética, o porta-bandeira do grupo.
No eixo da saúde, foi discutido o aumento da proteção da população, especialmente das crianças, através de campanhas de vacinação, além da retomada do programa Mais Médicos pelo governo federal.
A cerimônia incluiu ainda a passagem das bandeiras dos 21 países membros do G20, o grupo das maiores economias mundiais, cuja presidência temporária está sob responsabilidade do Brasil até novembro.