//////

Destaques do Pará: 23 figuras públicas que brilharam em 2023

O ano chega ao fim, mas antes de encerrar mais um ciclo vamos homenagear quem brilhou. O BT preparou uma lista com 23 destaques do Pará em 2023.

O ano de 2023 passou em um piscar de olhos, porém, vivemos tantas coisas intensas no mundo nesses 365 dias que às vezes parece que a realidade atravessou mais do que apenas 12 meses na velocidade da luz. Para celebrar o fim do ciclo, e já aquecer os motores para a mais nova temporada do mundo, o BT fez uma lista de 23 figuras públicas do Pará que mais se destacaram em 2023 e te mostra esse resultado agora!

Pega teu tacacá, a cidra da virada do ano e vem ver esses destaques.

MUNDO DAS ARTES E ENTRETENIMENTO:

JOELMA

Se você esteve no Brasil em 2023, sem dúvida você ouviu a frase “EU VOU TOMAR UM TACACÁ…” em diversos momentos. Não poderíamos abrir essa lista com ninguém mais se não com a dona e proprietária do Pará, a diva Joelma (@joelmaareal). Além de viralizar no mundo com o hit de 2016 “Voando pro Pará”, a rainha do Calypso não parou de cantar e encantar o Brasil com muito carisma e talento. Para coroar o momento épico, ela gravou um novo DVD do estádio do Mangueirão com direito a coral, diversas participações especiais e muito look icônico.

Sempre levando a bandeira e a cultura paraense para onde quer que ela vá, Joelma foi a responsável por tornar nosso prato típico, o tacacá, um dos nomes mais buscados na web em 2023 e como ela não cansa de vencer, ainda fez história se tornando a primeira artista paraense a emplacar uma música solo no Top 200 do Spotify Brasil. Tá bom pra ti? Em 2024 tem mais! Eu ouvi “Isso é Calypso em alto mar”? Preparem-se

GABY AMARANTOS

Passando de uma diva para outra, a rainha do tecnobrega e jurada do The Voice Brasil foi um dos maiores destaques deste ano. Com 20 anos de carreira, Gaby Amarantos (@gabyamarantos), a cria do bairro do Jurunas, em Belém, cantou no show da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início do ano e venceu em novembro, o Grammy Latino na categoria ”Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa” com seu famoso álbum ”TecnoShow”.

Grande referência para mulheres negras, pessoas da periferia e artistas do Pará, ela embalou o Festival Psica 2023 em participação nas apresentações da cantora Alcione e das aparelhagens ”Tudão Crocodilo” e ”Furioso Carabao”. Com quatro milhões de streamings no Spotify 2023, esse com certeza foi o ano da dona dos hits ”Xirley” e ”Ex Mai Love” representar e levar a música do Pará ao mundo.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Gaby Amarantos (@gabyamarantos)

DJ MÉURY

A nossa rainha do ”Rock Doido”, Maria Wanzeler, mais conhecida como DJ Méury (@djmeuryoficial), é um fenômeno nas redes sociais por suas mixagens de grandes sucessos que coloca a galera paraense para fazer o ”caqueado”.

A DJ é uma referência no cenário musical das aparelhagens e foi destaque ao tocar seus hits no Central Park, em Nova York, no ”Pororoca Festival”, em setembro deste ano. Apesar de ter tido seu perfil no Instagram hackeado após sua aparição internacional, Méury conquistou os fãs de Joelma ao produzir um remix super dançante de ”Voando Pro Pará”, uma das músicas mais bombadas do ano.

DONA ONETE

A rainha do carimbó chamegado, Dona Onete (@donaonete) mostrou mais uma vez a força da mulher do norte. Ao lado da saudosa Rita Lee, a artista foi a grande homenageada na 7ª edição do WME Awards Powered By Billboard , uma premiação dedicada exclusivamente às mulheres da música do Brasil.

Também em 2023, a paraense que é pura sabedoria, encantaria e revolução foi a grande homenageada no Festival do Pará, evento que leva a cultura do estado ao Museu do Pontal, no Rio de Janeiro. No mesmo local, aconteceu a exposição Ocupação Dona Onete, uma mostra com material de acervo, vídeos e fotos que retratam a trajetória da artista.A obra da estrela ainda se tornou patrimônio cultural e imaterial do Pará, sendo homenageada na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, Alepa.

CAIO ARIEL – TRADUTOR PARAENSE

ULHA ESSE BICHO! O ”Tradutor Paraense” (@tradutorparaense), personagem de Caio Ariel, é um humorista e estudante de medicina que usa suas redes sociais para tentar explicar as principais gírias e expressões do nosso Pará. O influenciador também ganhou notoriedade por compartilhar com muito humor, as vivências comuns entre a população do estado. Hoje, ele soma mais de meio milhão de seguidores em seu Instagram, traduzindo os dialetos paraenses para a galera de fora e exaltando a cultura nortista.

JONAS AMADOR

O criador de conteúdo digital Jonas Amador foi um dos maiores destaques paraenses em 2023 quando o assunto é criatividade com conteúdos audiovisuais nas redes sociais. Para um público de cerca de 235 mil pessoas no Instagram, o influenciador trabalhou com grandes marcas ao longo do ano, como: Globo, Cerave, Latam, Meta, Motorola, entre outras.

Além disso, ele ainda abriu o curso Creator 360 (@cr3ator360), para a formação de FilmMaker Mobile, junto dos também influenciadores Alan (@cliquecomalan) e Vic Gaibar (@vicgaibar). Hoje, o perfil do curso já conta com mais de 20 mil seguidores no Instagram.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jonas Amador (@jonasamador)

NAIEME

A cantora paraense Naieme (@eusounaieme) teve um ano cheio de renovações desde sua participações em eventos como o Circuito Mangueirosa, até o lançamento dos hits ‘Yago’ com influências do MPB e ‘Azura’ que foi composta pela cantora e seu pai, Alfredo Reis, mergulha no realismo fantástico amazônico, nas histórias, lendas e mistérios da região.

A estrela amazônida que tem influências por meio de sua ancestralidade entrou de cabeça em um novo projeto que se iniciou em suas plataformas digitais, o “Studio Sereia Sessions”, onde a multiartista tem feats com diversos convidados como novas versões de várias músicas conhecidas do público.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por NAIEME (@eusounaieme)

CRISTIANO PATINHO

O paraense Cristiano (@falapatinhooficial), de 7 anos, viralizou nas redes sociais após uma série de vídeos empinando pipa e carregando diversas gírias paraenses. A criança conquistou as redes sociais por sua simplicidade e jeito genuíno de ser paraense.

O viral foi tanto que a o garoto virou celebridade por onde passa, em eventos e entrevistas, “patinho” marca com seu jeito bem humorado. Na internet, patinho se tornou referência quando se fala em “meme paraense”.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Cristiano Patinho (@falapatinhooficial)

CARABAO – O FURIOSO

A aparelhagem paraense Furioso Carabao (@carabaooficial) deu o nome em 2023. Marcando o coração dos apaixonados pela cultura das aparelhagens, o furioso veio do Marajó, se tornou febre e é uma das mais amadas pelo público paraense.

Comandada pelo trio de Dj’s Tom Máximo, Moysés Santiago e Silvinho do Carabao, o projeto tem apenas um ano de estrada e já domina o Pará. Eles estiveram presentes nos dois grandes eventos de Belém no segundo semestre do ano: a gravação do dvd da rainha Joelma e o festival Psica, onde fizeram o encerramento.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Carabao o Furioso (@carabaooficial)

ESPORTE

PAULO HENRIQUE GANSO

O meia Paulo Henrique Ganso (@phganso) foi um dos principais nomes do Fluminense na conquista do título inédito da Libertadores da América de 2023. Comandado pelo técnico Fernando Diniz, o camisa 10 ainda conquistou o Campeonato Carioca e a Taça Guanabara no Rio de Janeiro.

Já na última competição do ano, o paraense foi até Jidá, na Arábia Saudita, para disputar o tão sonhado título Mundial de Clubes. Na semifinal, o tricolor carioca bateu o Al Ahly por 2 a 0, mas na grande final foi derrotado pelo poderoso Manchester City por 4 a 0.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por PH Chagas de Lima Costi (@phganso)

AMAZÔNIA

MADSON SANTOS, O ‘EMBAIXADOR DO MARAJÓ’

Madson Santos (@madsonembaixador), influenciador paraense conhecido como “o embaixador do Marajó” é um dos grandes responsáveis por divulgar o nome do arquipélago do Marajó, para todo o Brasil.

Sucesso entre os famosos que visitam o Pará, o influenciador ainda representou sua região como convidado especial do renomado estilista Walério Araújo na plateia do São Paulo Fashion Week e também brilhando na Sapucaí no desfile da Paraíso do Tuiuti. A escola de samba homenageou o búfalo do Marajó com o samba-enredo “O Mogangueiro da cara preta”.

ALLEN M. RECHENE – ALLEN PELO PARA

O criador de conteúdo Allen M. Rechene (@allenpelopara), é bombado nas redes sociais desde que começou a fazer vídeo para a internet ainda durante a pandemia de covid 19. Sempre munido de sua camiseta com a bandeira do estado, o jovem de 21 anos já conquisto mais de 440 mil seguidores no TikTok e mais de 96 mil no Instagram.

Nascido em Maracanã do Pará, na microrregião do salgado paraense, viaja por todo o estado desde os 14 anos de idade e faz vídeos sobre o cotidiano, opinião e vlogs sobre os munícipios paraenses. Um fenômeno das redes sociais que tem seguidores fieis e causa tumulto de fãs onde passa.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Allen M. Rechene (@allenpelopara)

DARLON NERES

Darlon (@darlon_neres) é ativista que defende coletivos de comunidades tradicionais e indígenas da região do Tapajós, que vivem ao longo do Rio Arapiuns e área de reversa ambiental, no Pará. Atuante como comunicador em vista a reverberar a voz de quem vive na floresta e guarda a Amazônia, Darlon se define como comunicador popular e também tem formação em pedagogia. Com forte atuação em defesa da sustentabilidade, ecologia e meio ambiente, em 2023, o paraense teve significativa ascensão em face de todos que representa ao participar de eventos internacionais como o Diálogos da Amazônia em agosto, e fechou o ano participando ativamente da COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Darlon foi selecionado entre jornalistas que receberam incentivo no programa de formação promovido pelo Projeto Saúde e Alegria da DW Academie e cobriu a Cop28 no Oriente Médio.

Entre suas diversas ações em defesa da Amazônia, Darlon Neres também é membro da organização Guardiões do Bem Viver, que reúne jovens em resistência pela defesa e proteção da Amazônia e suas comunidades e povos originários, pela proteção dos recursos e riquezas naturais do bioma, denunciando crimes ambientais, exploração ilegal, grilagem, exploração de minério e lutando para que a floresta permaneça viva e em pé, e não deitada. Darlon, inclusive, já foi ameaçado por conta de suas denúncias de crimes ambientais na Amazônia.

PUYR TEMBÉ

A Líder indígena e secretária dos Povos Indígenas do Pará, Puyr Tembé  (@puyr_p)  tem longa trajetória na defesa dos direitos dos povos tradicionais do Pará. 

Eempossada no o cargo de secretária dos Povos em abril deste ano, Puyr é ex-presidente da Federação Estadual dos Povos Indígenas do Pará e membro da executiva da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira, além de co-fundadora da Associação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga). 

Na COP 28, marcou presença em diversos painéis e diálogos e afirmou que vai contribuir para  fortalecer o compromisso do Pará pela busca de soluções para os desafios climáticos e estabelecer parcerias para o desenvolvimento da COP 30, que ocorrerá em Belém em 2025.

Antes de se tornar uma liderança, Puyr Tembé cresceu na aldeia São Pedro, dentro da Terra Indígena Alto Rio Guamá, que é uma das cinco áreas indígenas no Pará que estão entre as dez mais ameaçadas pelo desmatamento na Amazônia.

LISE TUPIASSU

A pós -doutora em Direito e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) , Lise Tupiassu (@lisetupiassu), foi outro grande destaque do ano. Convidada para participar da  28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 28, Lise esteve no painel para debater os “Desafios e oportunidades na geração de energia na e para a Amazônia brasileira”, além de estar presente em outros painéis, debates, soluções e acordos entre os países. 

A professora também participou da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, onde abordou o protagonismo da Amazônia na mudança dos modos de produção. 

GASTRONOMIA

SAULO JENNINGS – CASA DO SAULO

Cozinheiro e empresário de sucesso, Saulo Jennigs (@casadosaulo), é santareno criado à beira do Rio Tapajós-Arapiuns, em Santarém, na Paradisíaca Vila de Alter do Chão. Desde 2009, o chef teve ascensão gastronômica ao levar os sabores da culinária do Pará com o seu restaurante Casa do Saulo, que tem cerca de 300 unidades espalhadas pelo país, em pontos como Alter do Chão, Rio de Janeiro, e na capital, Belém.

Um símbolo da cozinha tapajônica e regional, seus pratos são carregados de sabores da infância à beira do rio e com temperos típicos da culinária do Pará, misturando iguarias como caranguejo, camarão, peixe. Saulo prepara pratos para grandes comitivas e personalidades de todo o Brasil, por ser referência culinária da região atualmente.

Em 2023, já bem sucedido em seu negócio (o restaurante Casa do Saulo), o chef preparou pratos para a comitiva do presidente Lula e seus ministros em duas visitas que o presidente fez em Belém, além de também alimentar o governador do Pará, Helder Barbalho e sua comitiva. Bem servido com a gastronomia da Casa do Saulo, Lula provou peixes e até uma farofa de castanha. Em visitas a Santarém, Lula também fez uma boquinha no restaurante do chef Saulo Jennings. Em sua conta do instagram, onde mostra sua rotina, Saulo acumula mais de 125 mil seguidores.

POLÍTICA

PATRÍCIA ALENCAR

A atual prefeita de Marituba, Patrícia Alencar (@patriciaprefeita), é moradora do município há 16 anos e um forte nome nas redes sociais, com mais de 230 mil seguidores e contando. Entre festividades e reformas que a eleita promoveu, Patrícia foi a primeira mulher a ocupar o cargo na região com 92% de aprovação entre os moradores do município.

Patrícia não nasceu no Pará, porém, sempre disse que carrega o estado no coração se considerando parte paraense, sendo inclusive eleita para um cargo público, o de prefeita.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Patrícia Alencar (@patriciaprefeita10)

JADER FILHO

O ministro das Cidades, Jader Barbalho Fontenelle Filho (@jaderfilho), foi um dos maiores destaques dentro do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o primeiro ano do terceiro mandato do petista como chefe do Executivo do país.

Em novembro, ele ainda concedeu entrevista ao BT Amazônia para participar do quadro “Vem pra Belém da COP 30” e falou sobre os principais desafios da capital paraense para receber o maior evento climático do mundo. Uma das falas que marcaram a entrevista foi a afirmação do ministro de que Belém será o centro do mundo durante a COP.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por BTAMAZONIA (@btamazonia)

HANA GHASSAN TUMA

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan Tuma (@hanaghassan) ganhou ainda mais notoriedade este ano ao tomar a frente do grupo responsável por estudar as COPs anteriores para auxiliar na preparação da cidade de Belém para receber o maior evento climático do mundo.

Ela concedeu entrevista ao BT em dezembro deste ano e falou sobre o desafio da capital paraense. “Você só faz grandes mudanças quando você tem grandes desafios. Se você ficar na mesmice, você não vai conseguir mudar no ritmo acelerado que Belém precisa. Então eu costumo falar para aqueles que são pessimistas que nós não temos absolutamente nada a perder com a COP aqui, nós só temos a ganhar”, afirmou.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por @btmaisoficial (@btmaisoficial)

ATIVISMO

MARCOS MELO REAL

Comunicador formado em jornalismo, Marcos Melo (@marcosmeloreal) é ativista com forte atuação em Belém e região metropolitana lutando por mais respeito, valorização, inclusão e fomentando políticas públicas para a comunidade LGBTQIAP+ da capital paraense.

Em 2023, Marcos Melo desenvolveu trabalhos efetivos no cenário político de Belém, com presença constante na Câmara Municipal, exercendo funções na Coordenadoria da Diversidade Sexual de Belém, assim como trabalhou arduamente para criar pastas voltadas à comunidade dentro da política local. O ativista também é presidente da ONG Olívia, que atua em Belém e região em defesa da população LGBTI+

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Marcos Melo (@marcosmeloreal)

JORNALISMO

JALÍLIA MESSIAS

(Foto: redes sociais)

E no jornalismo paraense, Jalília Messias (@jaliliamessias) brilhou em telinhas globais com grandes produções. Entre elas, a cobertura do Diálogos da Amazônia, evento que pautou os anseios das populações indígenas e tradicionais, além de acontecimentos como o assalto com refém na Av. Augusto Montenegro e a tragédia que vitimou 9 pessoas em um acampamento rural em Parauapebas, interior do estado. Jalília é repórter da TV Liberal há mais de 20 anos e atualmente produz matérias para os jornais locais e para os telejornais de rede.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Jalília Messias (@jaliliamessias)

WESLEY COSTA

(Foto: redes sociais)

E por falar em jornalismo, 2023 foi o ano do ‘Tubarão da notícia’, o repórter Wesley Costa (@wesleycosta.jor), que se destacou por sua versatilidade e agilidade em grandes coberturas jornalísticas na capital paraense. Wesley ganhou o coração do público com sua abordagem carismática e coleciona mais de 30 mil seguidores no Instagram. O jornalista atualmente é comentarista de segurança pública na RBA TV Belém. 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Wesley Costa Rabelo (@wesleycosta.jor)

CIÊNCIAS

ANGELITA HABR-GAMA

(Foto: Estadão)

Natural da Ilha do Marajó, a médica, cirurgiã, pesquisadora e professora Angelita Habr-Gama (@habrgama) foi um dos grandes destaques paraenses na área da saúde, ela se tornou a primeira mulher no mundo a ganhar a medalha Bigelow, criada em 1916, como uma homenagem oferecida pela tradicional Sociedade de Cirurgia de Boston, dos Estados Unidos, para cirurgiões que tenham contribuído para o progresso científico e ensino da cirurgia. A premiação foi no último dia 6 de novembro.

A Sociedade de Cirurgia de Boston destacou a pesquisa inovadora de Angelita e colegas sobre o uso de quimioterapia e radioterapia para o tratamento de câncer de reto sem a obrigatoriedade de posterior cirurgia.