///

Dia da Água | ONU alerta para o risco de “escassez de água” em nível global

No Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira, 22, a Organização das Nações Unidas (ONU) dá início à Conferência da Água, um evento para alertar sobre o risco iminente de uma escassez do recurso natural devido ao consumo excessivo e as mudanças climáticas que o planeta vem sofrendo.

Durante a conferência, que ocorre em Nova York, o órgão irá pautar o assunto que, de acordo com um relatório produzido pela ONU sobre o tema, a escassez sazonal do recurso pode se tornar mais frequente na América do Sul e em outras partes do mundo.

Organização das Nações Unidas (ONU) vai alertar para o risco iminente de uma escassez de água. Imagem: Reprodução/internet

O editor-chefe do relatório, Richard Connor, afirmou que o problema é de extrema urgência e deve ser debatido o mais rápido possível: “Se não resolvermos isso, definitivamente haverá uma crise global”, afirmou Connor.

De acordo com o relatório, o consumo de água no mundo tem aumentado cerca de 1% nos últimos 40 anos. A estimativa é que a taxa de crescimento continue até 2050. O registro também apontou a crise como um impacto recorrente em regiões específicas: “A escassez de água está se tornando endêmica, como resultado do impacto local do estresse hídrico físico, juntamente com a aceleração e a disseminação da poluição da água doce”, escreve o documento.

O consumo de água no mundo tem aumentado cerca de 1% nos últimos 40 anos. Imagem: Reprodução/Internet