////

Dia da Árvore: prefeitura quer plantar 150 mil árvores em Belém até 2024

Neste Dia da Árvore (21 de setembro), o BT reuniu informações da Secretaria de Meio Ambiente de Belém (Semma) a respeito da situação das árvores da capital paraense. 

De acordo com os dados da pasta, Belém tem cerca de 120 mil árvores, incluindo as que foram plantadas pelos moradores sem conhecimento da prefeitura. Este ano, 34 vegetais caíram, 22 destes somente no dia 19 de julho, quando Belém foi atingida por fortes chuvas. O episódio meteorológico não estava previsto pelos órgãos oficiais. 

Apesar de proporcionarem sombra, a Semma explicou que o plantio do ficus (ficus benjamina) é proibido por lei. A espécie, assim como aquelas plantadas irregularmente, são as que mais demandam atenção e manutenção do órgão.

As mangueiras, um dos símbolos da cidade, são tratadas com manejo utilizando poda de rebaixamento e poda de equilíbrio. Já as samaúmas que estão em áreas públicas recebem monitoramento permanente, considerando serem uma espécie cujo crescimento é de grandes proporções. Os ipês, por sua vez, são espécies indicadas para o plantio em projetos paisagísticos, por não proporcionarem sombra.  

Até o final deste ano, a Semma revelou que 3.168 árvores deverão ser plantadas em Belém. O Plano Municipal de Arborização implementado pela Semma busca aumentar significativamente as áreas verdes e alcançar a meta da atual gestão, que é plantar 150 mil árvores na cidade até 2024. 

A samaumeira que ficava na praça Santuário e tombou neste ano, gerando grande comoção por parte da população foi substituída por três mudas de ipês rosa, além de um projeto de paisagismo que será implantado no local. Outras três samaúmas foram plantadas no Portal da Amazônia em reposição.

Em situações onde há risco de queda, a população deve acionar uma equipe técnica para avaliar e determinar o que é necessário para evitar a queda ou se é o caso de remoção imediata do vegetal. O contato da Semma para estas situações é (91) 98496-9039.