Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8), a Câmara Municipal de Belém concedeu a plaqueta “Dulce Accioli” para 19 mulheres em reconhecimento aos trabalhos prestados à capital paraense.
Uma das mulheres condecoradas com a honraria foi a servidora da Câmara Municipal desde 1985, Ana Célia Gatinho. “É uma emoção e uma honra receber essa homenagem, principalmente vinda das mãos do meu filho. Neste Dia das Mulheres eu desejo que as mulheres que estejam chegando na Câmara sejam fortes e que conquistem cada vez mais espaços aqui”, declarou a servidora.
Outra homenageada na cerimônia foi a ativista pelos direitos das pessoas vivendo com HIV e das prostitutas do Pará, Amélia Garcia. “É importante, nós mulheres, recebermos essas homenagem em vida. Há 31 anos , quando eu soube da minha sorologia positiva ao HIV, eu nunca poderia pensar que um dia eu seria homenageada em vida dessa forma. Estou envaidecida e feliz”, disse a ativista.
A vereadora Blenda Quaresma (MDB) esteve presente na cerimônia e representou as seis vereadoras em exercício. “Nós, vereadores de Belém, fazemos parte de uma luta, de uma representatividade, que ainda precisamos aumentar na Câmara que é a presença da mulheres tanto no Legislativo, quanto no Executivo”, destacou.
O prefeito Edmilson Rodrigues destacou que “a Prefeitura de Belém homenageia as mulheres em seu dia internacional de forma concreta, desenvolvendo políticas de saúde voltadas à saúde integral da mulher e uma série de outros projetos que a Coordenadoria da Mulher de Belém tem realizado em favor de um mundo mais justo e mais feliz para as mulheres”.