Segundo Dmytro Kuleba, Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, os diplomatas de seu país estão entrando em acordo com autoridades do Itamaraty para possibilitar uma visita do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ao Brasil.
O Ministro disse que ele e o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, receberam instruções de Luiz Inácio Lula da Silva e Zelensky para preparar um conjunto de ações que possa expandir as relações bilaterais. Essas diretrizes foram determinadas entre os presidentes no último mês, em Nova York, próximo do período da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Os chanceleres foram instruídos a trabalhar em novas iniciativas bilaterais e na organização de uma visita do presidente Zelensky ao Brasil. O presidente Lula também é bem-vindo para visitar a Ucrânia”, comentou Kuleba. O Ministro ainda completou dizendo que não se tem data marcada para a visita, que seria um desdobramento feito por Zelensky para se aproximar dos países localizados no sul global que não apoiaram, assim como outras nações desenvolvidas, o regime feito por Kiev durante os conflitos.
Kuleba disse que o assessor especial para Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, foi instruído a continuar participando de formatos relacionados ao avanço da fórmula de paz da Ucrânia proposta pelo presidente Zelensky e que Kiev e Brasília estão cada vez mais ampliando discussões acerca dos conflitos entre Ucrânia e Rússia. Ele ainda falou que uma nova cúpula da paz estaria agendada e acontecerá em Malta em breve, e que o Brasil teria confirmado sua participação, o que ”é um sinal da implementação dos acordos firmados pelos dois presidentes”.