////

Diretoras apresentam carta de renúncia ao CRF-PA: “falta de respeito”, “medo” e “coação”

No início da noite desta quarta-feira, 18, duas diretoras do conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF-PA) renunciaram a seus cargos na entidade. Uma carta de renúncia foi lida pela Dra. Carolina Heitmann, vice-presidente, em nome dela e da Dra. Jorgete Carneiro, Secretária-Geral da Diretoria  durante a plenária.

Com a renúncia, restam apenas dois outros membros do corpo diretivo, eleito em novembro de 2021 para dois anos de mandato: a Tesoureira, Dra. Simone Sena, e o presidente, Dr. Patrick Cruz. 

Patrick Cruz, presidente do CRF-PA, responde a processo por violência doméstica. Foto: Reprodução

O BT alertou, pouco antes da eleição da chapa atual, que o então candidato à presidência do Conselho já havia sido enquadrado na Lei Maria da Penha por violência doméstica contra uma ex-companheira. À época, Patrick negou as acusações, mas a sentença é clara. 

A tentativa de apagar a imagem de agressor de mulheres parece não ter funcionado para o presidente. No documento escrito pelas diretoras renunciantes, expressões como “falta de respeito”, “falta de empatia e de gentileza”, “falas exacerbadas”, “medo” e “coação” demonstram tal fato.

As diretoras afirmaram ainda que “mais difícil que ter tomado essa decisão é permanecer como estamos”.

Ainda durante a plenária, Patrick tentou deslegitimar a renúncia das diretoras afirmando tratar-se de uma decisão “política” a qual não deveria ter sido manifestada durante a sessão que trata do andamento dos trabalhos.

“Logo, logo nós saberemos o que está por trás de qualquer manifestação política como essa, não vai demorar muito”, disse o presidente.

“A decisão que eu tomei neste plenário junto com a diretora Jorgete está relacionada com atitudes suas pessoais. A nossa decisão é uma reação do que eu e a Jorgete temos passado dentro deste Conselho”, rebateu a vice-presidente.

As diretoras afirmaram que permanecerão como conselheiras no órgão.

Leia trechos da Carta de Renúncia das Diretoras do CRF-PA:

“Para nossa decepção – minha e da Dra. Jorgete – em muitos momentos no decorrer do nosso mandato, o que pudemos constatar na prática, foi um desvio deste discurso. Vimos decisões sendo tomadas de forma unilateral e a restrição de acesso à algumas informações que não eram de conhecimento de toda a diretoria, dificultando a comunicação e as tomadas de decisão, segundo aqueles princípios os quais sempre defendemos”.

“Em diversos momentos houve falta de respeito, de empatia e de gentileza, por meio de falas exacerbadas e posturas verbais e não-verbais, incompatíveis com pessoas que comungam dos mesmos valores e propósitos”.

“Em diversas circunstâncias, a sensação de coação era representada pelo choro engolido e necessidade de ressignificação para continuidade da tentativa do trabalho em equipe, o qual se tornou cada dia mais difícil pelos propósitos claramente divergentes”.

“Comunicamos a decisão conjunta de renunciar aos cargos de vice-presidente e secretária-geral da Diretoria deste Conselho Regional de Farmácia”.

“Esperamos que nossa voz e comportamento sirvam como exemplo e um alerta para reforçar que a palavra e o compromisso assumido diante de todos devem ser seguidos e nutridos diariamente e que jamais pereçam adormecidos pelo medo, pela coação, por interesses a cargos políticos, por vantagens e afins”.

“Não foi fácil essa decisão, mas podem ter certeza, que mais difícil que ter tomado essa decisão é permanecer como estamos”.

VEJA:

Vídeo: Reprodução.