Será lançado neste mês de junho, o documentário paraense “Doces No Tabuleiro”, que celebra uma prática centenária de Vigia de Nazaré, no nordeste do Pará: a produção de doces tradicionais, geralmente feitos por mulheres negras, para venda durante o Círio de Nazaré e em frente às igrejas históricas da cidade.
Esta tradição, transmitida por gerações, está em risco de desaparecer, com apenas três doceiras ainda mantendo viva essa arte que representa uma resistência cultural significativa.
A programação é gratuita e acessível e acontece nos dias 18 de junho, pré-estreia no Auditório da Uepa, Campus Vigia, às 16h e 20 de junho, lançamento oficial no Museu da Cidade de Vigia, às 19h.
Documentário retrata o legado das doceiras e a resistência cultural
O documentarista Junior Clever, ao comentar sobre o projeto, destacou a relevância histórica e cultural da tradição: “Queremos potencializar as vozes dos nossos povos. No período escravocrata, as mulheres escravizadas que vendiam os doces no tabuleiro sofreram barbáries e, através da venda dos doces, encontraram um meio de sobrevivência. Esperamos que a narrativa traga luz à importância da prática para manter viva essa tradição, valorizando e respeitando nossa historicidade, dos vigienses e paraenses”.
A produção audiovisual foi selecionada pelo Edital de Audiovisual Fomento – Lei Paulo Gustavo para o município de Vigia e visa mais do que apenas relembrar memórias afetivas. O documentário busca um “mergulho” na importância das doceiras, reconhecidas como “Guardiãs dessa gastronomia”, para a cultura do município.
Carlos Dergan, pesquisador em memória cultural na Amazônia e curador do projeto, reforça a importância histórica dos doces: “Os doces vendidos no tabuleiro representam uma herança preciosa do povo preto escravizado que habitava na região do município de Vigia. A sua sobrevivência é uma parte que constitui o inventário cultural da história do negro no estado do Pará e que se entrelaça à cultura gastronômica portuguesa”.
Dergan também destaca a importância do documentário para as futuras gerações: “O documentário honra o legado do passado e garante que as futuras gerações possam entender um pouco mais sobre a historicidade dos doces, marca identitária da gastronomia vigiense”.
Exibições e Lançamento
A pré-estreia do documentário “Doces No Tabuleiro” ocorrerá no dia 18 de junho, às 16h, no auditório da Universidade do Estado do Pará (Uepa), campus Vigia. O lançamento oficial será na quarta-feira, dia 20 de junho, no Museu da Cidade de Vigia, localizado no centro comercial do município, a partir das 19h. Ambos os eventos são gratuitos e abertos ao público, com acessibilidade garantida através de intérprete de libras.
Serviço:
Pré-estreia do Documentário “Doces No Tabuleiro”
Data: 18 de junho
Horário: 16h
Local: Auditório da Uepa, Campus Vigia
Lançamento do Documentário “Doces No Tabuleiro”
Data: 20 de junho
Horário: 19h
Local: Museu da Cidade de Vigia
Já segue o Pega a pipoca no Instagram? Clique aqui