/

Documentário gravado em terreiros de Belém e do Maranhão é lançado nesta sexta, 10

Produzido pelo Instituto Huandazaká, com direção e roteiro de Isabela Avertano Rocha, o documentário “Caminhos da Mina” será exibido nesta sexta, 10, das 9h às 12h, no Museu do Estado do Pará (MEP), localizado na Praça Dom Pedro II, no bairro Cidade Velha, em Belém (PA). O público é convidado a conhecer mais sobre essa manifestação cultural e a importância de sua preservação. A entrada é gratuita.

documentário

Com aproximadamente 40 minutos de duração, o filme apresenta relatos de autoridades e cenas gravadas em terreiros de São Luís do Maranhão e Belém do Pará, territórios marcados pela resistência do Tambor de Mina, um culto de matriz africana que enfrentou inúmeras tentativas de apagamento.

A obra explora as origens do Tambor de Mina no Brasil por meio de depoimentos de membros de tradicionais Ilês Axés, como a Casa de Nagô (MA), Casa Fanti Ashanti (MA), Ilê Axé Aqueleoman (PA) e Ilê Axé Toy Azaká e Oxum (PA). Dirigido por pessoas ligadas diretamente aos terreiros, o documentário busca valorizar e preservar a história e a cultura ancestral, transmitidas principalmente pela oralidade.

A exibição faz parte das ações socioeducativas do 22º Tambor em homenagem ao Sr. Malandrinho, um evento que celebra a riqueza cultural e religiosa do Tambor de Mina.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por @btmaisoficial (@btmaisoficial)