////

Documentário “Somos Guardiões”, sobre luta contra desmatamento, abre CineAlter 2023

O documentário “Somos Guardiões” será exibido na abertura oficial do Festival de Cinema Latino-Americano de Alter do Chão (CineAlter 2023), nesta sexta-feira, 3, na Praça Central do distrito de Santarém, Pará

O evento vai contar com a presença da cineasta Chelsea Greene, que divide a direção do longa com Rob Grobman e Edivan Guajajara. A premiere no Pará será a primeira exibição do filme, que mostra a luta indígena contra o desmatamento e a complexa realidade econômica dos territórios, na Amazônia.  

Segundo Chelsea, o filme é um convite ao apoio à luta das comunidades indígenas: “Somos Guardiões” não é somente um filme gravado na floresta. É um chamado para que todos sejamos guardiões dela e do futuro. Por isso, a obra nasce com uma campanha de engajamento para dar visibilidade, recursos e apoio para alguns dos povos indígenas que estão à frente dessa luta”, afirmou.  

O documentário, que tem entre os produtores o vencedor do Oscar, Leonardo DiCaprio, acompanha a ativista indígena Puyr Tembé e o guardião floresta Marçal Guajajara na luta para proteger os territórios indígenas contra o desmatamento ilegal. 

O CineAlter 2023 acontece nos dias 3, 4 e 5 das 9h às 22h30 na Praça Central e no Centro Comunitário da Aldeia Borari, em Alter do Chão, no Pará. O festival terá mais de 50 filmes de diversos gêneros para exibição, nesta edição.