Na manhã desta terça-feira, 02, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) se pronunciou nas redes sociais acerca das falas polêmicas sobre clima e meio ambiente do pré-candidato à Prefeitura da capital paraense, Delegado Éder Mauro (PL-PA).
Posicionamento de Edmilson Rodrigues (PSOL-PA)
Após os comentários do pré-candidato, Éder Mauro, o prefeito se posicionou alegando que o atual deputado ignora a existência de comunidades tradicionais, bem como, o meio ambiente da região. Além de que, o prefeito de Belém destaca os benefícios que a vinda da COP-30 à capital realiza, como obras importantes a fim de torná-la mais verde. Leia na íntegra:
A Folha de São Paulo traz uma declaração preocupante do pré-candidato bolsonarista Éder Mauro sobre a COP30 em Belém. Ele ignora que as comunidades tradicionais e o meio ambiente são pilares da nossa identidade. Ameaça a COP, que tanto lutamos para trazer à nossa capital, e que +
— Edmilson Rodrigues (@EdmilsonPSOL) July 2, 2024
Entenda o caso
O pré-candidato, delegado Éder Mauro (PL-PA), lançado oficialmente no último domingo, 30, em ato com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), lidera as pesquisas preliminares junto ao pré-candidato Igor Normando (MDB-PA). Mauro é integrante da bancada do garimpo, crítico de operações contra crimes ambientais e vê “exagero” nas previsões do aquecimento global.
No portal Folha de S.Paulo, Mauro afirmou que se eleito nas eleições municipais deste ano, pretende utilizar os recursos da COP para investir em turismo e infraestrutura, além de ter admitido não “adepto” das pautas dos eventos climáticos. “Acredito que, por uma questão formal, o perfeito tem que estar presente. Queiram eles ou não, vão ter que convidar o prefeito. Eu vou sentar para conversar para tratar o assunto”, frisou.
Ademais, o deputado ainda comparou o cenário da política paraense e brasileira ao da União Europeia, no qual a extrema-direita têm ganhado destaque nas últimas eleições, portanto, para ele, é uma amostra de que a população “não está preocupada com esses temas, como ideologia e questões climáticas”.
Ainda sobre a entrevista, quando o deputado é questionado sobre sua opinião acerca da conferência climática que irá ocorrer em novembro de 2025, Mauro divide sua resposta como deputado e candidato:
Como deputado: “não estou nem um pouco preocupado com a questão”, falou.
Como candidato: “Com o tema em si não me preocupo muito; me preocupo com a cidade”, afirma, citando a infraestrutura necessária para realizar o evento, até porque, segundo ele, a grande parte das pessoas que comparecem a COP “vai para passear”.
*Matéria realizada com informações do Portal Folha de S. Paulo.