A Fundação Cultural do Pará, em uma iniciativa do Governo do Estado, abriu inscrições para o edital Tamba-Tajá, que premia até 19 propostas de artes cênicas na região. Os interessados já podem se inscrever desde a segunda-feira, 20, por meio de formulário online e de forma gratuita até o próximo dia 3 de maio!
No ato da inscrição será preciso comprovar residência no Pará, além de ter uma conta Gmail para acessar o formulário e enviar anexos. Em caso de dúvidas, os interessados podem esclarecer as mesmas pelo e-mail [email protected]. Já o edital completo pode ser lido aqui.
As propostas artísticas podem englobar performances de teatro, dança e circo, sejam individuais ou coletivas. Os selecionados se apresentarão no Teatro Experimental Waldemar Henrique e em outros espaços culturais paraenses, sendo distribuído um total de R$ 403 mil em prêmios.
Tamba-Tajá, BT?
O nome do edital é uma homenagem a uma obra do maestro Waldemar Henrique. A “Tamba-Tajá” integra o chamado Ciclo das Lendas Amazônicas, e foi inspirada em uma lenda da região que era vista como amuleto do amor pelas populações ribeirinhas.
Segundo a Diretoria de Interação Cultural, o edital retomará o projeto Pauta Residência, que já foi desenvolvido no espaço e é voltado para a experimentação artística de grupos com a intenção de formação de plateia para temporadas mais longas, realizadas por grupos locais. E, para atender as demandas dos grupos do estado, a categoria Arte em Cena permitirá aos grupos que se apresentem em espaços culturais nos seus próprios municípios.
“Optamos pelas inscrições totalmente on line para que os grupos do interior do estado tenham mais acesso aos editais da FCP e não haja a necessidade de inscrição presencial”, informou a diretoria.