///

Edmilson, Renilce Nicodemos e Zequinha Marinho estão nas ‘Rapidinhas do Branco’

Edmilson no PSB

Começam a crescer rumores de que o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, poderá trocar o PSOL pelo PSB, que no Pará é comandando pelo deputado federal Cássio Andrade. A situação do alcaide belenense dentro do próprio partido está a cada dia mais difícil, com autofagismo declarado. Andrade e Rodrigues conversam sobre 2024 e 2026.

Disputa acirrada

Como é sabido no meio político, o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, do MDB, tem como maior meta em 2022, eleger a sua esposa, Alessandra Haber (MDB) deputada federal. Todavia, há um grande obstáculo no segundo maior colégio eleitoral paraense: deputado estadual Miro Sanova, que se coloca como pré-candidato a deputado federal. A disputa promete por lá.

Trocar o certo pelo duvidoso

O que se diz pelos corredores da Assembleia Legislativa (Alepa) é que a deputada estadual Marinor Brito, do PSOL, poderá trocar uma reeleição que já não será fácil, por uma cadeira federal que será muito mais difícil. Sua eleição ao parlamento estadual passou como se diz “raspando”.

Fim de expediente

Ontem, 21, entrou na pauta e foi votada a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2023. Para a votação, 29 deputados estaduais marcaram presença, mas com apenas cinco em plenário. Os funcionários da Casa dizem que passaram dias preparando o importante documento, para que o mesmo seja votado – sem discussão – de forma rápida. A partir de agora tudo volta-se para o processo eleitoral.

Revelação da Pérola do Tapajós

A vereadora de Santarém (PA) e pré-candidata a deputada estadual pelo União Brasil, Adriana Almeida, está, digamos, surpreendendo politicamente. A citada que tem pouca quilometragem da política, vem recebendo muitas adesões de lideranças de diversas regiões paraenses. Dizem lá por Santarém que a mesma poderá desbancar na eleição figuras tradicionais do terceiro maior colégio eleitoral paraense. A ver.  

Promete barulho

A deputada federal paraense pelo Psol, Vivi Reis, será a relatora da comissão que vai investigar os assassinatos de Bruno e Dom. A atuação da parlamentar promete produzir um relatório impactante sobre o caso.

Muita sede ao pote

A atuação da deputada estadual Renilce Nicodemos (MDB), pré-candidata ao parlamento federal, anda criando atritos dentro de seu partido. A citada anda, digamos, avançando sobre redutos de outros parlamentares da legenda. A mais chateada com esses movimentos de Nicodemos é a deputada federal Elcione Barbalho.

Pré-candidatura em baixa

A primeira-dama de Tucuruí, Andréia Siqueira, pré-candidata a deputada federal, parece que começa a sobrar nessa disputa interna dentro do MDB. Recentemente, por questões pessoais, que não cabe aqui relatar, parece ter perdido um grande aliado, que iria lhe puxar votos, mas que agora parece ter ficado distante. Pelo menos por enquanto. Coisas da política.

Calado estava, calado ficou

Há mais de uma semana, o delegado da Polícia Federal, Alexandre Saraiva, em entrevista à Globo News, acusou o senador e pré-candidato ao governo do Pará, Zequinha Marinho, de compor o que ele chamou de “bancada do crime”. O parlamentar apenas emitiu uma nota sobre o assunto, negando tudo. Depois se calou.

Capa Polêmica

Ainda rende a polêmica capa do jornal O Liberal do último sábado, 18, colocando o presidente Jair Bolsonaro em destaque, dizendo que o mandatário nacional defende “valores cristãos”. Ronaldo e Rosangela Maiorana aderiram publicamente ao Bolsonarismo? Isso inclui apoiar Zequinha Marinho ao governo e Mário Couto ao Senado? No pacote está o rompimento com os Barbalho?

Leia mais conteúdos sobre política no Blog do Branco.