///

Eficiente no ataque, Paysandu goleia Tuna e fica perto das semifinais do Parazão

O Paysandu precisou apenas de 45 minutos para construir a goleada de 4 a 1 sobre a Tuna, em um dos maiores clássicos do futebol paraense. Eficiente no ataque, os bicolores marcaram com grande rotatividade de artilheiros: Eltinho, Mário Sergio, Vinícius Leite e João Vieira balançaram a rede adversária, com todos os gols marcados dentro da grande área, na noite deste domingo, 16, em Belém, no novo Mangueirão, pelo jogo de ida das quartas de final da competição.

1º TEMPO ARRASADOR

A partida começou com uma rápida pressão do Paysandu que resultou em um ótimo cruzamento de Eltinho, lateral esquerdo, que encontrou o atacante Vinícius Leite dentro da área que finalizou e abriu o placar com menos de dois minutos de jogo. É o segundo gol dele em dois jogos no retorno ao clube bicolor.

A partida seguiu aberta com o Paysandu com maior posse de bola e comandando as ações no jogo. A Tuna buscou uma reação aos 11 minutos, com a finalização do atacante Baloteli, que exigiu boa defesa do goleiro Thiago Coelho.

Apesar da reação que assustou o adversário, a equipe bicolor seguiu imprimindo muita pressão que deu certo. Aos 23 minutos da etapa inicial, o placar já marcava três a zero para os bicolores. Facilmente e aproveitando os erros de saída de bola da equipe tunante, Mário Sérgio e Eltinho ampliaram o marcador.

Com rápidas trocas de passe, movimentos dos atacantes e rápidos contra-ataques que pegou a defesa da Tuna aberta, o Paysandu encontrou espaços e marcou o quatro gol aos 42 da etapa inicial. João Veira acertou belo chute de primeira, aproveitando a bola mal afastada pela zaga. Aos 47 do primeiro tempo, o árbitro da partida encerrou o passeio do papão na primeira etapa. Destaque para a rotatividade dos artilheiros bicolores na primeira parte do jogo. Eltinho, Vinícius Leite, Mário Sergio e João Vieira marcaram todos os gols, que foram assinalados de dentro da grande área adversária.

2° TEMPO

Da mesma forma como iniciou o jogo, a Tuna cometendo erros na transição defesa-ataque, com muitos erros de passe na saída de bola. Já o Paysandu, aproveitou os erros adversários, e com dois minutos de jogo da etapa final, João Vieira teve a chance de marcar o segundo dele e o quinto gol do papão no jogo, mas na cobrança de pênalti, o meia acertou o travessão.

Aos sete minutos, o quinto gol bicolor parou no travessão de novo. Fernando Gabriel fez bela cobrança de falta e carimbou o travessão do goleiro Regis, que nem foi na bola.

Tentando diminuir o prejuízo, a Tuna mostrou reação em bons momentos no ataque, tirando proveito da saída errada de Eltinho, mas a defesa azul e branca salvou em cima da linha. Em seguida, em bom escanteio cobrado, o atacante Elton, que foi o jogador tunante que mais levou perigo ao gol bicolor, exigiu boa defesa do goleiro Thiago Coelho, no reflexo.

Com o placar a favor, o Paysandu baixou a intensidade, substituiu os titulares, e fez com que a Tuna crescesse no jogo. A águia do Souza deu trabalho ao arqueiro azul e branco, principalmente nos pés do atacante Elton, que foi premiado pela insistência. Aos 22 do segundo tempo, ele mesmo marcou na pequena área, em cobrança de escanteio. Foi o quinto gol do artilheiro tunante no Parazão.

Na próxima quarta, 19, o Paysandu joga na Curuzu para carimbar a vaga na semifinal do campeonato, enquanto que a Tuna tenta um milagre.