Nesta segunda-feira, 4, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) vai fazer uma ação itinerante no mercado do Ver-o-peso, em Belém, para quem ainda não regularizou a situação do título de eleitor. Amanhã, 4, completam exatos 30 dias antes da data limite para o fechamento do cadastro eleitoral, ou seja, a data limite para quem quiser tirar o título de eleitor ou fazer qualquer outra alteração como trocar local de votação.
Depois do dia 4 de maio, não se pode mais incluir ou excluir nenhuma informação dos dados cadastrais. Esse fechamento de data acontece para a Justiça Eleitoral organizar a logística das Eleições no Brasil.
Os atendimentos no Ver-o-Peso começam às 8 da manhã e vão até as 18 horas.
Durante a Ação vai ser possível tirar a primeira ou segunda via do título, mudança do local de votação, atualização dos dados pessoais, solicitação de sessão com acessibilidade (para pessoas idosas, com deficiência e/ ou mobilidade reduzida), inclusão do nome social (para as pessoas LGBTQIA+) e regularização da situação eleitoral.
O Tribunal vai disponibilizar duas unidades móveis. Serão 14 pontos de atendimento no Ver-oPeso e vale para todos da região metropolitana. A ação é toda gratuita.
EU TENHO QUE TIRAR O TÍTULO?
Todas as pessoas que completarem 18 anos até outubro de 2022 precisam ter o título eleitoral até 4 de maio. Quem não fizer o requerimento, só poderá regularizar a situação depois das eleição do mês de outubro.
O QUE EU TENHO QUE LEVAR?
Para emitir o título eleitoral, são necessários os seguintes documentos originais:
- Documento oficial de identificação (com informações de nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade);
- Comprovante de residência recente (últimos 3 meses);
- Para as pessoas do sexo masculino que fizeram ou farão 19 anos neste ano de 2022, é necessário apresentar documento que comprove a quitação com o serviço militar.