///

Eleitores PCD já podem pedir transferência para seção com acessibilidade; prazo vai até agosto

Desde o dia 18 de julho os eleitores PCD (Pessoa Com Deficiência) já podem solicitar transferência para seção Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e lançou recentemente uma campanha voltada a eleitoras e eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida. A campanha informa que, a partir de hoje, quem tem dificuldade de locomoção pode solicitar à Justiça Eleitoral para votar em uma seção especial com acessibilidade. O prazo para fazer a alteração vai até 18 de agosto.

Desde o último dia 18 de julho, os eleitores PCD (Pessoa com Deficiência) podem solicitar a transferência para a seção especial acessível. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) lançou uma campanha voltada para eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida. A campanha informa que, a partir de hoje, pessoas com mobilidade reduzida podem solicitar à Justiça Eleitoral o voto em seção especial acessível. O prazo para fazer a mudança é 18 de agosto.

O requerimento deve ser feito em qualquer cartório eleitoral pelo interessado, munido de documento com foto válido, ou por responsável, patrocinador ou procurador. Agora, todos os materiais preparados para as eleições de outubro serão traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Além disso, um vídeo criado por um intérprete de Libras será exibido em todas as 577.125 urnas eletrônicas preparadas para a eleição. No vídeo, exibido na tela do aparelho, a intérprete mostrará às eleitoras qual cargo está sendo votado atualmente, nesta série: deputada do governo, deputada do estado ou distrito, advogada, governadora e presidente.

Para os deficientes visuais, além do sistema Braille e da identificação de 5 teclas nos teclados dos aparelhos, também estão disponíveis fones de ouvido nas urnas para que eleitores cegos ou amblíopes recebam sinais sonoros indicando o número escolhido e a resposta. do nome do candidato ou do candidato na palavra combinada.

Veja o vídeo da campanha do TRE:

Você pode fazer a solicitação até 18 de agosto.