///

Em Ananindeua, moradores do Curuçambá denunciam falta de limpeza e pavimentação na rua

O BT+ recebeu a denunciam de moradores da rua Rafael Pinto, situada no Conjunto Nova Jerusalém, no bairro do Curuçambá, em Ananindeua, a qual, apresenta problemas de mato alto, falta de limpeza regular, lama, alagamentos e necessita de pavimentação asfáltica. De acordo com a reclamação feita pelos moradores, a rua não recebe os devidos cuidados há cinco anos, e até uma rua adjacente já foi asfaltada, e nada da melhoria chegar na bendita Rafael Pinto para proporcionar dias melhores aos moradores.

“Reclamamos para o órgão competente, enviamos dois ofícios pedindo as devidas melhorias que nós moradores precisamos, mas vieram e limparam a rua adjacente, enquanto que a nossa não foi feito se quer uma limpeza. Apenas o servidor tirou foto e disse que voltariam para limpar, e até hoje nada. Nós queremos que seja realizada o quanto antes essa limpeza e a drenagem da rua, até porque estamos em período de inverno amazônico e fica muito propício o aparecimento de cobras, ratos, e também o risco de doenças e outras pragas, pela insalubridade aqui”, afirmou o morador Cezar Sousa ao BT.

Mato alto e lama é uma realidade triste e frequente na vida dos moradores da Rua Rafael Pinto, no Curuçambá. Imagem: Reprodução.

Segundo os relatos dos moradores, no período de inverno, quando a chuva vira elemento frequente em muitas regiões do estado, a rua Rafael Pinto fica em uma situação ainda mais crítica, ocasionando transtornos e dificuldades aos moradores.

“Quando chove a água se mistura com a lama e fica ruim de passar, os bueiros ficam entupidos e a água empossada. Os idosos da rua não saem das suas casas, da mesma forma os cadeirantes que ficam impossibilitados de sair quando chove. Mais de mil pessoas moram aqui, são mais de 60 casas. Em média são uns 30 idoso e seis cadeirantes que vivem essa realidade aqui na rua. Outro ponto é a coleta de lixo que acumula e incrementa esses problemas. O perigo aqui na área é grande também, fica muito escuro e a ronda policial não é presente”, explicou o morador.

Pavimentação e limpeza são as maiores necessidades da rua, segundo os moradores. Imagem: Reprodução.

O BT entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura de Ananindeua (Sesan) sobre as reclamações apontadas na denúncia. Em nota, Sesan disse que está sendo elaborado um projeto para atender a rua Rafael Pinto.

O BT também entrou em contato com a Polícia Militar para saber sobre as rondas policiais na rua Rafael Pinto. Em nota, a Polícia Militar informa que por meio do 29º Batalhão da PM realiza diuturnamente o policiamento ostensivo e repressivo na área com o suporte operacional de viaturas. Ainda em nota, a unidade realiza operações em horários estratégicos e outras ações pontuais, baseada em dados dos registros de boletins de ocorrência, segundo a PM.

VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA:

“A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (Sesan) informa que está sendo elaborado um projeto que vai atender todas as necessidades que a Rua Rafael Pinto requer para uma trafegabilidade adequada aos pedestres e motoristas. E a Secretaria de Serviços Urbanos de Ananindeua informou que uma equipe da Seurb irá amanhã ao local para verificar os serviços necessários e programar a limpeza. Já a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informou que os serviços de limpeza e desobstrução de bueiros já se encontram na programação da seurb, com previsão de início na sexta-feira, 3”