//////

Em Belém, família faz apelo para transferência de paciente vítima de AVC

Os familiares de um paciente estão vivendo momentos de angústia na Unidade de Pronto Atendimento do bairro do Jurunas, em Belém. Adriano Araújo Sarges, de 45 anos, está internado no local desde o dia 6 de julho, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVC), e desde então, ainda não recebeu os cuidados de um neurologista. O caso é delicado e urgente, aponta a família.

Como consequência do AVC, Adriano também apresenta epilepsia e agitação psicomotora. De acordo com a avaliação dos médicos da UPA, o quadro dele precisa ser acompanhado com urgência por um profissional neurologista, assim como o tratamento das sequelas. O problema é que a família não consegue transferi-lo para um hospital para que ele receba os cuidados adequados.

“Ele está sedado e entubado e precisa com urgência ser transferido para um hospital de referência. A suspeita dos médicos é que esse tenha sido um AVC hemorrágico, então o quadro é delicado e ele precisa de cirurgia e passar por uma avaliação com um neurologista. O rim dele já não responde, e esse é o segundo AVC que ele teve”, disse ao BT Gisele, prima de Adriano.

O BT entrou em contato com a Sesma e Sespa para ajudar o paciente e aguarda retorno.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) disse que recebeu o pedido e está trabalhando para viabilizar o leito. Na quinta, 13, a Sespa atualizou o caso inmformando que um leito está reservado para Adriano no hospital Aberlado Santos.

Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que recebeu o pedido da unidade de saúde e está trabalhando para viabilizar o leito conforme perfil do paciente para transferência”.

“A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que o paciente Andriano Araújo Sarges está com leito reservado no Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS). A transferência deverá ser providenciada pela unidade em que ele está hospitalizado”.