Na madrugada desta sexta-feira, 14, a Polícia Federal prendeu em flagrante, em Belém, no aeroporto internacional da capital, um homem que tentou transportar de forma ilegal a substância Ayahuasca, utilizada na produção de um chá. Na ocasião, os policiais também prenderam preventivamente uma pessoa pelo crime de homicídio.
De acordo com a PF, um frânces tentou embarcar com a Ayahusca em um voo para Lisboa, em Portugal. Os policiais perceberam que o homem estava transportando a substância em desconfirmidade com a lei, uma vez que o Brasil é signatário de normas legais e convenções que consideram crime a exportação da Ayahuasca. O francês foi preso e a carga aprendida. Ele tentava transportar três frascos do chá, com total de um litro.
Segundo a perícia da PF, foram três garrafas contendo uma substância líquida viscosa de coloração marrom com peso bruto (garrafa e o líquido) de 1262g (mil duzentos e sessenta e duas gramas). Nas análises realizadas, no referido material foi constatado a presença das substâncias N,N-dimetiltriptamina (DMT) e harmina. substâncias psicoativas encontradas em vários gêneros de vegetais estando presentes no chá de Ayahuasca. O DMT é substância entorpecente.
Já a outra prisão foi o cumprimento de mandado de prisão expedido em Parauapebas, que foi executado pelos policiais federais acerca do crime de homicídio qualificado mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe.
*Com informações de Polícia Federal.