/////

Em Belém, ministra Marina Silva anuncia retorno do programa Bolsa Verde

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, está em Belém, nesta sexta, 4, participando dos diálogos e debates que acontecem no Fórum das Cidades Amazônicas, que reúne prefeitos de cidades que possuem o bioma em seu território. Entre outros assuntos, a ministra aproveitou a ocasião para anunciar a retomada do programa Bolsa Verde, que é uma inicitiva do governo federal.

O PROGRAMA

O Bolsa Verde tem o objetivo de beneficiar famílias que vivem em áreas de reserva extrativista e comunidades tradicionais da Amazônia, promovendo uma retribuição pelos serviços que essas pessoas prestam no sentido de proteção da floresta e do meio ambiente e estímulo de regeneração de áreas degradadas.

Criado em 2011, pelo governo da então presidente Dilma Rousseff, o Bolsa Verde previa a concessão, a cada três meses, de R$ 300 para famílias em situação de extrema pobreza que vivessem em áreas de proteção ou de reserva e que comprovassem produção sustentável.

O programa, no entanto, foi encerrado ainda em 2017, durante o governo de Michel Temer, que sucedeu Dilma Rousseff após o impeachment de 2016. O valor e a periodicidade dos pagamentos do programa, que será retomado não foram detalhados por Marina Silva, mas, segundo ela, a iniciativa deverá abranger, inicialmente, cerca de 30 mil famílias. Na versão anterior do programa, os pagamentos alcançaram mais de 70 mil beneficiários.  

O recurso será pago inclusive para famílias que já recebem outros benefícios, como o Bolsa Família. “Essa adicionalidade tem a ver com aquilo que elas fazem, modo de vida que ajuda a preservar os biomas brasileiros”, explicou a ministra. A ideia é que, mais adiante, o programa contemple comunidades tradicionais que vivem em outros biomas, como o Cerrado e a Mata Atlântica.

Além de Marina, estiveram presentes o Ministro das Cidades Jader Filho, o Ministro do Desenvolvimento Agrário Paulo Teixeira, Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social Wellington Dias, Ministro de Relações Institucionais Airton Faleiro, além do governador do estado Helder Barbalho e o prefeito de Belém Edmilson Rodrigues.

PERÍODO EM BELÉM

Marina ficará na cidade e também participará da Cúpula da Amazônia, que acontece nos dias 8 e 9 de agosto, no Hangar, centro de convenções.