A Procuradoria-Geral do Município (PGM) de Belém se reuniu com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), na manhã da última terça-feira, 23, para debater sobre o fortalecimento da educação especial e inclusiva na rede municipal de ensino, além de outras questões relacionadas à educação no município.
Na ocasião, constatou-se que o número de matrículas de estudantes com deficiência cresceu na rede municipal de ensino em 2023 e, segundo registros da Semec, em 2022 houve 2.372 alunos e alunas com deficiência matriculados, enquanto que este ano foram 2.500.
“É um aumento considerável, sendo que metade deste quantitativo é formada por alunos com autismo. Por isso, há um trabalho especial da Semec, com estrutura e profissionais especializados e capacitados, para garantir o direito à educação com dignidade no município de Belém”, explicou a titular da Semec, Araceli Lemos.
“A PGM vem trabalhando em conjunto com a Semec no sentido de fortalecer o acolhimento e o ensino de qualidade a todos os estudantes da rede municipal de ensino e neste caso, em especial, para as crianças com deficiência. Esta atuação vem para reforçar o compromisso da Prefeitura de Belém com uma educação mais inclusiva em nossa capital”, conclui o procurador-geral, Gustavo Brasil.