////

Em Bonito, vereadora denuncia situação precária e insalubre em posto de saúde da cidade

Nas redes sociais a vereadora da cidade de Bonito, Daniela Mota, no nordeste do Pará, denunciou as péssimas condições estruturais da unidade de saúde Francisco Alves Farias, que, segundo informações, está há dois anos em uma situação precária, com paredes infiltradas, lodo, mofo e móveis danificados.

“A Unidade de Saúde Francisco Alves tem sido uma prova clara do descaso da prefeitura com os munícipes da Vila Santo Antônio. Ao chegarmos na unidade nos deparamos com o piso completamente destruído, faltando lajotas e propício a um possível acidente ou corte, um verdadeiro perigo para os moradores. Paredes sujas, salas abandonadas, móveis quebrados, muito lodo e infiltração. Nada disso tem a ver com a saúde, e pelo visto nada disso tem a ver com o compromisso e o juramento que o gestor fez quando assumiu o município. Aguardamos dias melhores para o nosso município, e sobretudo um olhar atento para além de nossa cidade. Nossas vilas também precisam de cuidados”, afirmou em publicação nas redes sociais a vereadora.

De acordo com informações, os profissionais da saúde que trabalham na unidade Francisco Alves estão enfretando uma realidade de insalumbridade no ambiente, e se submetem a inalar o mau odor originado pelas salas abandonadas, paredes sujas, infiltrações, limo, lodo e pisos soltos.

“Hoje é a realidade do nosso posto de saúde de Santo Antônio do Cumaru, é um descaso com a população. Isso é falta de respeito com a gente que precisa de um bom atendimento na cidade. Pagamos nossos impostos e olha o que recebemos em troca”, disse um morador que precisa utilizar os serviços de saúde do posto.

Unidade de saúde na cidade de Bonito está em condições precárias. Imagem: Reprodução.

O BT entrou em contato com a prefeitura de Bonito e aguarda retorno. Também entramos em contato com o Ministério Público e Ministério Público do Trabalho sobre os problemas relatados e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais do posto e aguardamos resposta.

Em resposta ao BT, o Ministério Público do Trabalho disse que recebeu a denúncia e encaminhou para autuação de Notícia de Fato (NF) no MPT. Ainda em nota, órgão disse que seguirá os trâmites para abertura de procedimento de apuração dos fatos.

Em resposta ao BT, a prefeitura de Bonito, disse que as obras e reparos no prédio não foram realizadas e que é está realizando levantamento técnico.

Veja a nota da prefeitura de Bonito na íntegra:

“As obras originárias do prédio que guarnece a Unidade de Saúde Francisco Alves Farias não foram realizadas a contento, o que provoca, em determinados momentos do ano, instabilidade física. Como toda e qualquer estrutura predial, é necessário o reparo e manutenção da mesma, de forma que a Prefeitura Municipal de Bonito, através da Secretaria Municipal de Saúde, já realiza levantamento técnico para sanar eventuais inconformidades estruturais, para tanto, o momento de chuvas intensas prejudica o início de obras ou reparos. Registramos que o município contou com a gestão interina do Vice-Prefeito, que nada fez pela Unidade de Saúde em questão. Quanto à situação do fornecimento de medicamentos, não passa de inverdades o que foi veiculado, na medida em que o estabelecimento está sendo abastecido frequentemente para não haver qualquer prejuízo à população. Por fim, informamos que os funcionários desta Secretaria que lá atuam não concordam com tais afirmações. A melhoria no atendimento à saúde no Município de Bonito está sendo tratada com prioridade e responsabilidade pela gestão municipal e qualquer necessidade de melhorias serão tratadas dentro das possiblidades e adequações financeiras para tanto”.