/////

Em discurso na Cop-27, Lula defende que encontro sobre o clima seja realizado em um estado amazônico

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está presente na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-27), no Egito e participou nesta quarta-feira, 16, do painel “Brazil’s vision in climate and environment” (“A visão do Brasil em clima e meio ambiente”, em tradução livre). Durante seu discurso, Lula defendeu a realização do encontro da ONU sobre o meio ambiente no Brasil, e frisou que este encontro precisa ser feito em um Estado da região da Amazônia.

Lula discursa em painel sobre a Amazônia na COP-27. Imagem: Reprodução.

O discurso do presidente eleito era muito aguardado no evento, havia a expectativa com a fala do futuro chefe do executivo do Brasil quanto ao exterior. Além de defender a realização de uma futura cúpula do clima na Amazônia, que será a COP-30, em 2025, Lula também falou sobre a atualização do papel da ONU, ao afirmar que a organização ainda é regida pelos mesmos princípios desde a Segunda Guerra Mundial.

“Vou defender de forma veemente que a COP seja realizada em um estado amazônico”, disse o presidente eleito.

Lula também falou sobre a possibilidade da COP-30 ser em terras brasileiras, em 2025.

Cabe destacar que a proposta para a próxima convenção ser realizada em um estado pertencente ao bioma brasileiro foi feita por Helder Barbalho, governador do Pará, e endossada por Lula em discurso no evento.