///

Em encontro com Lula, Frente Nacional dos Prefeitos apoia candidatura de Belém à COP 30

Os representantes da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) reuniram na tarde desta segunda-feira, 6, em Brasília, com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para debaterem diversos temas, entre eles a candidatura de Belém à Conferência sobre Alterações Climáticas de Organização das Nações Unidas (COP-30).

A Comitiva da FNP levou ao presidente da República alguns temas, como a Reforma Tributária, e destacou a importância da manutenção do ISS como tributo municipal. Também foi debatida a instituição do Conselho da Federação que visa construir e pactuar estratégias e políticas públicas transversais que impliquem em elevado impacto fiscal.

Outro assunto tratado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi a COP-30, que tem Belém como única candidata do Brasil a ser sede do evento. A FNP ressaltou que está engajada para o sucesso da COP em Belém e buscará captar recursos internacionais para projetos de sustentabilidade urbana em geral, em especial para financiar a mitigação dos impactos dos desastres naturais.

“A Frente Nacional dos Prefeitos, da qual sou vice-presidente de Cultura, agradece esse encontro. O presidente se dispôs a colaborar com os avanços e os projetos de infraestrutura e social em Belém. O presidente disse a mim que vai participar do Encontro Nacional de Prefeitos, demonstrando o respeito e aliança necessária com os municípios: a máxima é todo o país crescer junto”, comentou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. 

Ainda durante o encontro, a FNP convidou o presidente Lula para participar da 84° Reunião da Entidade, que será realizada nos dias 13 e 14 de março. O presidente agradeceu o convite e ressaltou que o Governo Federal está trabalhando junto com prefeitos e governadores. 

Participaram do encontro, além do prefeito Edmilson Rodrigues, os prefeitos Edvaldo Nogueira, de Aracaju (SE), Bruno Reis, de Salvador (BA), e a prefeita Cinthia Ribeiro, de Palmas (TO).

Encontros

A comitiva da FNP também reuniu durante o dia todo com os ministros da Relações Institucionais, Alexandre Padilha; da Saúde, Nísia Trindade; e da Educação, Camilo Santana. Também houve encontros com Gilmar Mendes, ministro do Supremo, e com Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional.

O objetivo foi convidar os gestores para a participação dos ministros na 84° reunião da FNP, onde eles terão um espaço para debater e definir ações sobre alguns temas referentes a suas respectivas pastas.