A comunidade da escola estadual Barão do Rio Branco está em manifestação na manhã desta segunda-feira, 14, alunos, pais e professores interditaram a avenida Generalíssimo Deodoro com a avenida Braz de Aguiar, no bairro de Nazaré em Belém.
Carteira de sala de aula foram colocadas na rua para a manifestação.
As pessoas da comunidade pedem a reforma do local que, segundo os manifestantes, conta com problemas na estrutura por se tratar de um prédio histórico com mais de 100 anos. Segundo alguns professores no protesto, o local corre risco de desabamento. Ainda segundo a comunidade, uma obra teria sido anunciada em 2020 pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), porém a mesma ainda não foi iniciada.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou em nota que iniciará, nas próximas semanas, a revitalização do bloco anexo da Escola Estadual. A secretaria ressaltou que por se tratar de prédio tombado pelo patrimônio histórico, precisa de autorização dos órgãos competentes para dar início a total revitalização da edificação escolar.
A Seduc afirmou que o Governo do Pará segue com sua política de valorização da educação e desde janeiro de 2019, já foram entregues 91 escolas novas ou reconstruídas em diversas regiões. Outras 89 unidades estão em obras e serão entregues ainda este ano e mais 142 espaços de aprendizagem passam por manutenção preventiva, o que reafirma o compromisso do Executivo Estadual com a educação pública paraense.