////

Em Marituba, prefeitura inaugura Sala Açaí e entrega carteiras de artesão e kits para produção do fruto

Na última terça, 05, a prefeitura de Marituba inaugurou a Sala Açaí, que está situada na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (Sedeter). Na ocasião da inauguração, foram entregues 32 kits de manipulação do fruto e também Carteiras Nacional de Artesão para os beneficiados.

Os kits são compostos por tanques de lavagem, mesa de catação e máquina de branqueamento.
A Carteira Nacional do Artesão é um documento físico, válido em todo o território brasileiro e formaliza a atividade artesanal.

Prefeitura de Marituba inagura Sala Açaí e entrega carteiras de artesão e kits para produção do fruto. Imagem reprodução: Ascom/Prefeitura de Marituba.

Segundo o titular da Sedeter, Oziel Monteiro, a Prefeitura de Marituba desenvolve um trabalho de incentivo e acompanhamento destes batedores para fortalecer a cadeia de comercialização do fruto.

Fazem parte deste trabalho as visitas “in loco”, capacitações e intercâmbio com empresários e associações que trabalham com o processamento e a exportação do açaí.

Oziel Monteiro: trabalhamos com o fortalecimento da atividade econômica do açaí. Imagem reprodução: Ascom/Prefeitura de Marituba.

Junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Sedeter realiza a formalização do batedor, para fomentar a atividade e capacitar os pequenos empreendedores.

Muitos dos batedores no município trabalham na informalidade. “Ao ofertar cursos e fornecer equipamentos pretendemos regularizar os produtores para que eles possam oferecer um produto de qualidade ao consumidor”, destacou o secretário.

Desta forma, explica Oziel, a Prefeitura está regularizando um a um dos batedores, tirando a carteira de manipulador de alimento, oferecendo capacitação e dando consultoria para a precificação. “Para o fortalecimento da economia local e do pequeno empreendedor para que ele possa viver, de fato, desta atividade econômica”, ressaltou o secretário.