///

Em Ourém, 518 pessoas são afetadas pelas enchentes e 98 deixaram suas casas

A região nordeste do estado vem sendo afetada por fortes chuvas, enxurradas e alagamentos desde o último fim de semana. O município de Ourém é o mais atingido e, de acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado, duas pessoas ficaram feridas, duas famílias ficaram sem casa, 98 pessoas estão desabrigadas e 518 pessoas tiveram prejuízos com casas invadidas pela água. 

Até esta quinta-feira, 26, não há registros de mortes ou desaparecimentos. A prefeitura de Ourém informou que 16 áreas rurais e duas áreas urbanas foram afetadas pelas inundações. 

A Prefeitura de Ourém também levantou que o município tem uma instituição de saúde, uma de ensino, duas de uso comunitário e oito infraestruturas públicas danificadas. Já as infraestruturas públicas totalmente destruídas já somam 22, entre elas as pontes de acesso às comunidades localizadas em zona rural.

As fortes chuvas continuam na região e a Defesa Civil com apoio da prefeitura atuam para retirar as pessoas que se encontram em áreas de risco e avaliando as situações de deslizamento. 

ASSISTÊNCIA

No último domingo (22), o governador do estado, Helder Barbalho, esteve na cidade e designou o destacamento de equipes do Corpo de Bombeiros, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, e da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) para Ourém, para fazer a análise da situação e, consequentemente, o cadastro dos dados das famílias atingidas. 

A depender das necessidades dos grupos familiares, eles vão receber cestas de ajuda humanitária, kit dormitório, kit de higiene e água mineral. O cadastro também vale para o Programa “Recomeçar”, que atende as famílias em situação de vulnerabilidade social.

BENEFÍCIO EVENTUAL 

A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) está realizando o cadastramento das famílias que vão receber o “Benefício Eventual”, que corresponde a um auxílio financeiro no valor de um salário mínimo, pago por três meses as famílias vítimas de sinistros, calamidade pública ou situação de emergência. O benefício faz parte das políticas de assistência social do Governo do Estado e cabe à Seaster o controle e a execução do auxílio. 

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

A Prefeitura Municipal de Ourém publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) o decreto municipal de n° 26, de 24 de maio de 2022, que declara situação de emergência no município por 180 dias. Com a publicação do decreto, a cidade está apta a requisitar recursos para restabelecer a infraestrutura dos locais afetados e ajudar a população.