Nesta segunda-feira, 07, o Governador do Estado, Helder Barbalho, anunciou um aumento de 10,5% aos servidores públicos do estado do Pará. A partir de abril, mais de 150 mil pessoas serão diretamente beneficiadas com esse reajuste, incluindo aposentados e pensionistas.
Para os professores, o reajuste será de 33,24%, garantindo, assim, o piso salarial da categoria. O governador afirmou que, na sua gestão, praticamente dobrou o salário do magistério. “Com os sucessivos aumentos de nossa gestão, o piso passará para R$ 3.845 reais. Nós praticamente dobramos o vencimento do magistério”, disse o governador.
Além disso, o auxílio alimentação para os servidores também vai passar por reajuste. Hoje, a maioria recebe R$ 600, e vão passar a receber o valor de RS 1 mil. “É um aumento significativo no poder de compra para as famílias dos nossos servidores”, declarou o governador.
O governador afirmou que a nova política é mais uma para tentar retomar as atividades econômicas atingidas pela pandemia de covid-19. “Com a nova política salarial do governo do Pará, além de garantir uma remuneração mais justa e digna, o aumento representa uma injeção direta de recursos na economia paraense para ajudar a retomar as atividades econômicas depois da pandemia da covid-19. Quero lembrar que tudo isso que estamos fazendo é graças a uma gestão série e eficiente com os recursos públicos, obedecendo o planejamento e as regras do equilíbrio fiscal, que é um princípio fundamental da nossa governança, que nos permite reconhecer o valor e a importância dos nossos servidores públicos”, finalizou.