O embaixador do Brasil junto à Palestina, Alessandro Candeas, afirmou ter segurança de que os prédios e casas que abrigam brasileiros na Faixa de Gaza não serão alvos de ataques.
Em entrevista para a CNN, Candeas contou que todo o deslocamento e todas as residências temporárias de brasileiros estão sendo informadas ao governo israelense: “evidentemente e infelizmente há bombardeio nas regiões próximas, nos bairros próximos, mas temos a segurança de que os prédios e as casas onde estão os brasileiros não serão bombardeados”, disse o embaixador.
Os brasileiros estão, atualmente, em moradias temporárias na área sul da Faixa de Gaza, e essa ponte é feita por meio da Embaixada do Brasil em Tel Aviv, em Israel.
Equipes diplomáticas estão divididas nas regiões de Jerusalém, Israel, e outra Ramallah, na Cisjordânia. O trabalho consiste em tirar os brasileiros da zona de perigo e auxiliar nos trâmites da abertura da passagem na cidade de Rafah, localizada entre o Egito e a Faixa de Gaza.
Os bombardeios têm aumentado na região em que, atualmente, mais de 30 brasileiros continuam presos em Gaza aguardando a abertura da fronteira com o Egito para serem repatriados e voltarem ao Brasil.
Em um balanço geral feito pelo o Ministério da Saúde de Gaza (MOH), mais de 6,4 mil pessoas morreram no conflito que acontece no Oriente Médio desde o dia 7 de outubro.
Com informações da CNN Brasil*