/////

Embarcação perde o controle durante viagem rumo a Belém

Os passageiros de um navio da empresa Arapari Navegação passaram por um susto na manhã desta quarta-feira, 22, ao navegarem sem controle por aproximadamente quatro horas, após saída do porto do Arapari, em Barcarena, com destino a Belém. Segundo testemunhas, logo no início da viagem o navio já apresentava baixa velocidade e chegou a se chocar com uma residência ribeirinha.

​​Uma passageira relatou ao BT que a tripulação estava assustada quando percebeu o que acontecia e suspeitavam de estar à deriva, porém não recebiam informações do comandante nem outros tripulantes. Após muita insistência, a equipe de navegação descartou a possibilidade de problemas no motor, mas informou que a embarcação estaria sem controle.

O resgate foi feito pela Marinha em outra embarcação, com prioridade para mulheres e crianças. Boa parte dos passageiros vinha da cidade de Cametá, após o feriado de Carnaval. Havia superlotação, segundo contou uma testemunha.

Segundo fontes, o socorro veio apenas após chamadas dos próprios passageiro para a Marinha do Brasil, que informou que a empresa já foi notificada e ainda será intimada para prestar esclarecimentos. A Marinha também confirmou que um inquérito administrativo será aberto para investigar o episódio.

A equipe do BT aguarda posicionamento da empresa. Em resposta ao BT, a Marinha disse que a embarcação apresentou avaria no leme e que equipes de Inspetores Navais da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) encontraram a embarcação e resgataram as passageiros.

Confira a nota na íntegra:

“A Marinha do Brasil (MB) informa que tomou conhecimento que uma embarcação ficou à
deriva, durante o percurso de Barcarena a Belém (PA), após apresentar uma avaria no leme, na
tarde de hoje (22). Equipes de Inspetores Navais da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR)
encontram-se no local do ocorrido. A embarcação foi inspecionada e notificada. Duas embarcações,
da mesma empresa de navegação envolvida no caso, foram acionadas e já estão realizando o
transbordo dos passageiros e, posteriormente, seguirão viagem até o porto de destino. Todos os
passageiros passam bem. A CPAOR irá convocar a empresa responsável para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido e apurar os elementos essenciais para a abertura do competente Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN). A Marinha do Brasil conclama a sociedade a participar ativamente no esforço de fiscalização, informando qualquer situação que possa afetar a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição ao meio hídrico, por meio do Disque Emergências Marítimas e Fluviais: 185 – (91) 3218-3950 ou (91) 98134-3000 (aplicativo de mensagem instantânea)”.