/

Presidente da França apoia posicionamento de Lula a respeito da Venezuela

O presidente da França, Emmanuel Macron, declarou apoiar a postura tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o resultado das eleições na Venezuela, que geraram revolta de populares. 

Em uma publicação em português nas redes sociais, nesta segunda-feira, 5, Macron afirmou que, assim como Lula, ele apoia e espera uma eleição transparente: “Com o presidente Lula, apoiamos o anseio do povo venezuelano por uma eleição transparente. Essa demanda está no cerne de qualquer democracia”, declarou.

Antes, o presidente francês teve um telefonema com Lula onde, segundo o Itamaraty, elogiou a posição do Brasil em estimular o diálogo entre o governo e a oposição na Venezuela. 

Lula chegou a cobra na última semana a divulgação das atas eleitorais, documentação que registra os votos e resultados de cada local de votação e ainda não foram liberadas oficialmente em Caracas. 

Emmanuel
Ricardo Stuckert/PR

CRISE POLÍTICA NA VENEZUELA

Diversos protestos e conflitos vem acontecendo na Venezuela após as eleições recentes que concederam a vitória a Nicolás Maduro. Porém, populares afirmam que a vitória oficialmente foi do candidato  oposicionista Edmundo González com base nas atas eleitorais. 

Imagem: REUTERS/Leonardo Fernandez Vilori

Os Estados Unidos reconheceram a vitória de González e no último sábado, 3, uma contagem independente das atas eleitorais feita pela Agência de Notícias Associated Press (AP) teria indicado a vitória do candidato oposicionista com uma diferença de 500 mil votos.