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“Empresas não sustentáveis estão fadadas ao fracasso”; mas como transformar a sua empresa? O BT Amazônia te ajuda

Não tem pra onde correr. A ONU acaba de alertar que o mundo está vivendo um colapso climático. A preocupação dos especialistas não é recente, no entanto, agora a pressão cresce também sobre a iniciativa privada. Como as empresas estão trabalhando responsabilidade social e ambiental? As marcas estão conscientes de que são partes integrantes do processo de combate ao aquecimento global? E se estão, quais são as suas ações na prática?

Nós do BT Amazônia fomos buscar resposta para facilitar o processo de adequação das organizações. Conversamos com Susi Uhren, sócia da Singular Ambiental, fundada em 2009, e especializada em processos como legislação ambiental vigente, licenças, alvarás, cadastros e certificados.

Susi Uhren, sócia da Singular Ambiental. Foto: Reprodução.

BT: O que é sustentabilidade na prática?

A sustentabilidade ambiental é caracterizada pelo tripé: econômico, social e ambiental. Projetos ou atuações empresariais que intencionem ser sustentáveis ambientalmente precisam, necessariamente, adequar suas ações e atividades para compor esses três itens em consonância. A falta de quaisquer um eles, descaracteriza a sustentabilidade ambiental.

BT: Por que ser uma empresa sustentável?

Susi: As atividades empresariais produzem muitos impactos ambientais negativos e, tais impactos precisam ser administrados de modo que sejam suprimidos ou amenizados ao máximo. Sem esse controle, a natureza e nós próprios estaremos sujeitos à degradação com resultados que talvez nem consigamos mensurar. 

BT: Como fazer essa transição? 

Susi: Em primeiro lugar é preciso que os dirigentes da empresa reconheçam e aceitem essa necessidade, além de entenderem que todo tipo de negócio pode e deve ser sustentável ambientalmente. Projetos ambientais com o intuito de tornar a empresa sustentável só se tornarão realidade se tiverem o comprometimento da alta direção da empresa.

BT: O que é necessário para que esse processo aconteça?

Susi: O primeiro passo para isso é o diagnóstico da empresa. Através desse levantamento é possível verificar quais legislações ambientais vigentes o negócio estará sujeito. Além disso, é possível determinar quais os aspectos e impactos ambientais da atividade, e ainda, os impactos positivos e negativos da atuação desta empresa. A partir daí, planos e projetos poderão ser delineados com o objetivo de alcançar a Sustentabilidade Ambiental Corporativa 

BT: O que pode acontecer com minha marca caso eu não me preocupe com essas questões? 

Estará fadada ao descaso e ao desinteresse de seu público alvo. Cada vez mais, o posicionamento das marcas a favor de um meio ambiente equilibrado é uma questão de valor institucional que sensibiliza e agrada consumidores em geral.

BT: Em quanto tempo eu consigo transformar a minha empresa dentro da lógica de sustentabilidade? 

Naturalmente, o tempo para isso vai depender do tamanho da empresa, seu contexto e área de atuação, no entanto, a partir do diagnóstico, principalmente dos aspectos e impactos ambientais da atividade, já é possível sentir os primeiros resultados, mesmo que pequenos. Eu diria em torno de 06 meses para as primeiras mudanças relacionadas a sustentabilidade ambiental.

BT: Qual a importância de ser uma empresa sustentável no mundo de hoje?

Susi: Além da importância primordial que envolve a continuidade da vida com toda a sua diversidade em nosso planeta terra, empresas sustentáveis ambientalmente são saudáveis e tem um papel fundamental em transmitir e incutir aos seus públicos, internos e externos, que existe a possibilidade de crescimento econômico sem degradação ambiental, bastando para isso que as empresas assumam suas responsabilidades para com o meio ambiente!