////

Encerram nesta sexta as inscrições para o Festival de Dança de Tucuruí; evento vai distribuir 45 mil em prêmios

Encerram nesta sexta-feira, 24, as inscrições para a XV edição do Festival de Dança de Tucuruí (FESDANTUC). O evento, vai distribuir R$ 45.300,00,  sendo o maior prêmio da região.

O FESDANTUC é promovido pela Prefeitura de Tucuruí, por meio do Departamento Municipal de Cultura, e será realizado entre os dias 29/11 e 02/12, na Praça do Centro de Arte e Esporte Unificado de Tucuruí (CEUs), na região Sudeste do Pará.

Podem se inscrever bailarinos, dançarinos e companhias de dança de todas as idades e municípios do estado. As inscrições podem ser feitas gratuitamente de forma presencial, na Praça CEU’s, localizada na Rua Dois, bairro Santa Mônica, ou, pelo whatsapp: (94) 981401286.

“O FESDANTUC é um evento que celebra a dança e a cultura, reafirmando o compromisso da cidade em promover arte e inspirar talentos locais e visitantes. O festival é uma oportunidade perfeita para dançarinos de todas as idades e estilos mostrarem seu talento e compartilharem sua paixão com toda a plateia”, explicou o diretor do Departamento de Cultura, Jean Ribeiro.

Novidade – Uma das novidades do FESDANTUC 2023 é a inclusão da modalidade Dança do Brega. Esta nova categoria reconhece a importância do Brega paraense como manifestação artística e histórica do Estado do Pará.

Os participantes podem se inscrever em duplas que apresentem coreografias com essência e características tradicionais da dança do brega paraense. O dançarino e coreógrafo Rolon Ho também estará presente ministrando Oficinas de dança do Brega e será jurado nesta mesma modalidade. As oficinas serão ministradas no dia 28/11.

Atenção – Os candidatos devem apresentar coreografias que estejam em estrita conformidade com a classificação etária de até 18 anos. As apresentações e os conteúdos a serem exibidos no festival não poderão, sob nenhuma circunstância, fazer apologia à violência, discriminação ou qualquer forma de preconceito; apresentar conteúdo sexualmente explícito ou que sugira atos sexuais; utilizar linguagem obscena, degradante ou inapropriada para menores de 18 anos.

” O festival é uma iniciativa que valoriza o enriquecimento cultural, a união da comunidade e a promoção do desenvolvimento artístico. Participar de eventos acadêmicos como o FESDANTUC pode trazer vários benefícios, como maior possibilidade de engajamento, a chance de tirar dúvidas e falar sobre dificuldades, enriquecer o currículo, obter novidades e pontos importantes sobre o tema. Além disso, o evento movimenta e aquece a economia e o turismo da cidade”, finalizou Jean Ribeiro.

Para mais informações sobre o FESDANTUC, basta acessar o site: www.tucurui.pa.gov.br