O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP divulgou o tema da redação feita por alunos que estão participando do Enem este ano.
Tendo como tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” a prova já está sendo realizada desde às 13:30 por alunos que tem o objetivo de cursar a universidade.
O tema é o mesmo para quem faz o Enem Digital. Os candidatos têm até as 19h para terminar o exame.
Em 2020, o tema da redação foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” e em 2019, foi escolhido como tema para o debate a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.
Os últimos dias foram marcados com declarações de Bolsonaro, em viagem a Dubai, alegando que as questão do Enem passariam a ter “a cara do governo”.
“O que eu considero muito também: começam agora a ter a cara do governo as questões da prova do Enem. Ninguém precisa ficar preocupado, aquelas questões absurdas do passado que caíam tema de redação que não tinha nada a ver com nada. Realmente algo voltado para o aprendizado”
Disse Bolsonaro em entrevista
Segundo a Folha de São Paulo, o presidente pediu ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, que o Golpe Militar de 1964 fosse citado como “revolução” em questões. Confira a matéria completa aqui.
As questões da prova desde domingo ainda não foram divulgadas.