Entre os dias 13 e 16 de setembro, a Énois, organização que promove o fortalecimento, inclusão e incentivo à projetos de jornalismo e comunicação, em paceria com a Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil, estão em Belém, de forma inédita, para promover o intercâmbio entre iniciativas de comunicação de todo o Brasil, na Thech Camp Belém 2023, que fomenta o jornalismo local. sessenta iniciativas de comunicação de todo o país foram escolhidas para participar.
A proposta dos organizadores é empoderar os participantes para fortalecer o jornalismo local e combater a desinformação, oferecendo novas ferramentas e estratégias digitais, melhorando suas habilidades críticas e analíticas, por meio de debates onlines, cursos gratuitos, estratégias e facilidades para captação de recursos e investimentos, cursos específicos para jornalistas e comunicadores, entre outros. Tudo facilitado e disponibilizado pela Énois Laboratório de Jornalismo. O evento não é aberto ao público, mas vai movimentar a economia local.
Confira a programação do evento:
Serão oito especialistas do Brasil e EUA nas áreas de jornalismo local, sustentabilidade, desenvolvimento institucional, inteligência artificial e tecnologia:
- Ariene Susui, jornalista e comunicadora indígena do povo Wapichana
- Cristiana Tardáguila, fundadora da Agência Lupa e consultora sênior de Pesquisa do Equis
- Jonathan Kealing, diretor de Network do Institute for Nonprofits News
- Marianna Araujo, diretora de Comunicação do Fogo Cruzado
- Nicolas Rios, diretor de Público e Comunidade da Documented
- Raul Torres, fundador da Torres Contabilidade
- Roberta Braga, diretora de Estratégias de Contra-Desinformação do Equis
- Silvia Nascimento, fundadora do veículo de comunicação Site Mundo Negro
“Acreditamos que o jornalismo local é fundamental para o fortalecimento da democracia e esperamos que esse encontro ajude participantes a superarem desafios e a criarem soluções para o desenvolvimento sustentável de seus negócios”, explica o porta-voz da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Luke Ortega.
Já segundo a coordenadora de Projetos da Énois, Carol Pires, “o Brasil é imenso, não tem como falar de pluralidade sem ampliar nossa lupa. É desafiador, mas cada vez mais necessário encontros como esses para trocas e aprendizados. Inclusive, para se compreender as peculiaridades de cada realidade local”.
O TECH CAMP
Metodologia criada pelo Departamento de Estado em 2010, que realiza workshops práticos que conectam participantes e especialistas, em busca de soluções inovadoras para desafios específicos. Cerca de 2 mil pessoas de mais de 110 países já participaram de aproximadamente 40 edições do TechCamp.