//

Entenda caso de morte de estudante vítima de fake news na página Choquei

No começo desta semana, a página Choquei divulgou prints falsos de uma conversa entre Jéssica, de 22 anos, e Whindersson Nunes. Os dois disseram que se tratava de fake news. 

Após sofrer ataques na internet por conta da repercussão da fake news, Jessica tirou a própria vida. 

A página de fofoca se pronunciou neste sábado, 23, após internautas cobrarem um posicionamento e disse que “lamentou profundamente o ocorrido e se solidarizou com os familiares e todos os afetados pelo triste acontecimento”. “Reforçamos nosso compromisso em agir com diligência e responsabilidade”, informou.

No texto, assinado pela advogada e ex-BBB Dra. Adélia de Jesus Soares, a página de fofoca se exime de culpa pela tragédia e apela para a liberdade de expressão e o direito à informação.

Na última semana, Inês Oliveira, mãe da jovem, havia publicado um vídeo pedindo que parassem com os ataques à filha, já que ela estava passando por vários problemas e sofria de depressão. Segundo a mãe, ela já havia tentado tirar sua vida algumas vezes.

A estudante se matou após o perfil da página de fofoca divulgar que ela estava se relacionando com Whindersson Nunes. A “notícia” do Choquei, no entanto, era fake, segundo Jessica e Whindersson, em resposta ao perfil.

O Choquei apagou as postagens sobre a jovem após a veiculação da tragédia e usuários das redes sociais se revoltaram com o perfil, exigindo que a página de fofocas seja responsabilizada pela morte de Jessica, que, antes do suicídio, estava sofrendo ataques por conta da notícia falsa.

Leia, abaixo, o comunicado na íntegra, assinado pela advogada e ex-BBB Dra. Adélia de Jesus Soares:

“Lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com os familiares e todos os afetados pelo triste acontecimento. Reforçamos nosso compromisso em agir com diligência e responsabilidade. O perfil Choquei (@choquei) por meio de sua assessoria jurídica, vem esclarecer a seus seguidores e amigos que não ocorreu qualquer irregularidade na divulgação das informações prestadas por esse perfil. Cumpre esclarecer que não responsabilidade a ser imputada pelos atos praticados, haja vista a atuação mediante boa-fé e cumprimento regular das atividades propostas. Em relação aos eventos que circulam nas redes sociais e que foram associados a um trágico evento envolvendo a jovem Jessica Vitória Canedo, queremos ressaltar que todas as publicações foram feitas com base em dados disponíveis no momento e em estrito cumprimento das atividades habituais decorrentes do exercício de direito à informação. O compromisso deste perfil sempre foi e será com a legalidade, responsabilidade e ética na divulgação de informações dentro dos limites estabelecidos na Constituição Federal, em especial ao art. 5º, inciso IX. Por fim, reafirmamos nosso respeito pela intimidade, privacidade, bem-estar e pela integridade.”