O programa “Entre elas”, uma iniciativa paraense, oferece apoio psicológico, jurídico e social para mulheres vítimas de violência e para suas famílias. O programa foi iniciado em 2020 e já atendeu mais de 5.600 vítimas até março deste ano.
“Além de lidar com os meus traumas, eu tinha que lidar com o que estava acontecendo com meu filho. Como mãe, foi um sofrimento pior do que o meu. O meu cabelo caiu todo de tanta ansiedade. Fiquei com buracos na cabeça. Estava num estado que eu não conseguia dormir”. Relatou uma vítima de violência sexual, que preferiu não se idnetificar, amparada pelo projeto.
Ela afirmou que o programa deu o amparo jurídico necessário para denunciar o abusador e também no processo de tratamento psicológico.”O projeto chegou na minha vida pra me dar um sono tranquilo, porque eu não sabia mais o que era isso. Eu estava há quatro meses sem conseguir movimentar o processo porque não tinha orientação devida, não tinha conhecimento. A equipe me abraçou com empatia, acolhimento e amor. Tive orientação jurídica e apoio psicológico. Depois de muita luta, nós conseguimos vencer. No último mês de dezembro, viramos o ano respirando novos ares porque a prisão preventiva saiu.”
PRIMEIRO EMPREGO:
O programa também encaminha mulheres de 14 a 24 anos para o primeiro emprego. Outros projetos como o de assistência social e fomento ao empreendedorismo também fazem parte da iniciativa do Governo do Estado e executado pela Fundação ParáPaz
COMO ENTRAR EM CONTATO?:
O atendimento do programa “Entre Elas” acontece de Segunda a sexta-feira, das 08 às 18h.
Em caso de emergências, o canal também funciona aos sábados e domingos.
Atendimento presencial: Fundação ParáPaz – Av. José Bonifácio, 267, entre rua Domingos Marreiros e avenida Antônio Barreto.
Telefone: (91) 98510-8599