//

Equatorial Pará anuncia 15 grandes obras e desativação de usinas a diesel até 2025

15 Obras de Expansão e Sustentabilidade Serão Entregues Até o Primeiro Semestre de 2025

A Equatorial Pará divulgou nesta quinta-feira, 17, em uma coletiva com a imprensa paraense, um grande cronograma de obras com o objetivo de melhorar a infraestrutura elétrica de várias regiões do estado ao longo dos próximos meses.
Ao todo, serão 15 grandes obras entregues até o final do primeiro semestre de 2025, beneficiando mais de 1,7 milhão de paraenses.


Essas iniciativas incluem a ampliação e modernização de subestações e a desativação de usinas a diesel, com o objetivo de integrar os municípios ao Sistema Interligado Nacional (SIN), um passo importante para visar a sustentabilidade.

Equatorial Pará anuncia 15 grandes obras e desativação de usinas a diesel até 2025
Equatorial Pará anuncia 15 grandes obras e desativação de usinas a diesel até 2025

Ampliação e Modernização de Subestações

A ampliação das subestações é uma das principais iniciativas da Equatorial até o fim do primeiro semestre de 2025, para garantir mais qualidade e disponibilidade no fornecimento de energia aos paraenses. Sete subestações serão expandidas, começando pela subestação Batista Campos, em Belém, que terá sua capacidade dobrada, também visando melhorias no sistema para a Cop 30.

Outras subestações que receberão melhorias até o final de 2024 incluem as de Santa Izabel e Canaã dos Carajás, além da subestação de Salinópolis, que passará de 69 kV para 138 kV, melhorando o fornecimento para a cidade e seus arredores.

Essas áreas têm importância econômica e turística crescente, e as obras acompanham esse desenvolvimento, oferecendo suporte energético essencial. Nos últimos dois anos, a distribuidora já concluiu quatro obras nessas regiões, reforçando a presença em municípios estratégicos.

O que vem em 2025

No primeiro semestre de 2025, a Equatorial Pará planeja a entrega de mais obras, incluindo as ampliações das subestações de Ourém, Portel, Paragominas, e Modelo, em Castanhal. Também haverá o reforço na interligação da subestação Vila do Conde, conectando as cidades de Santa Cruz do Arari, Chaves, e Afuá ao SIN. Essas obras garantem melhor atendimento ao polo industrial de Barcarena e às cidades do Baixo-Tocantins e Marajó.

Compromisso com a sustentabilidade e a desativação de usinas a diesel

Com a proximidade da COP 30, que acontece na capital paraense em novembro de 2025, a Equatorial Pará abordou compromisso com a sustentabilidade, avançando com o cronograma de desativação de usinas a diesel. Até o final de 2023, três usinas serão desativadas no estado, incluindo a de Santa Cruz do Arari, já concluída, e as de Aveiro e Oeiras do Pará, que devem ser finalizadas em breve.

No início de 2025, mais três usinas a diesel serão desativadas, em Chaves, Afuá e Cotijuba, somando um total de seis usinas a serem substituídas por fontes de energia mais limpas. Com essa ação, 126 mil paraenses passarão a ser atendidos pelo SIN, que oferece melhor qualidade e maior controle sobre a distribuição de energia, além de uma resposta mais rápida em casos de emergências.

Impacto ambiental e redução de emissões

A desativação das usinas a diesel marca um avanço significativo nas políticas ambientais da Equatorial Pará. Com a desativação da usina de Santa Cruz do Arari, já foram economizados 260 mil litros de diesel. A previsão é que, com a conclusão de todas as desativações até 2025, 11 milhões de litros de diesel deixem de ser queimados, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Confira como foi a coletiva de imprensa:

Programa Luz para Todos

Paralelamente às obras de infraestrutura e à desativação das usinas, a Equatorial Pará segue com o Programa Luz para Todos, em parceria com o Governo Federal, para levar energia elétrica a comunidades rurais e remotas da Amazônia. O programa inclui a construção de torres e linhas de transmissão convencionais, além da utilização de sistemas remotos com placas solares.

Desde 2017, já foram realizadas 42.824 ligações por meio do Luz para Todos remoto, e até o segundo trimestre de 2026, mais 26.914 ligações serão concluídas. Em 2024, o programa terá foco em cidades como Oriximiná, Juruti, Óbidos, Santarém e Breves.

No formato convencional, a Equatorial já realizou 378.622 ligações em todo o Pará. Com o novo contrato assinado junto ao Ministério de Minas e Energia em fevereiro de 2024, mais 27.756 ligações serão feitas até 2025, levando energia elétrica a ainda mais comunidades.


Já segue o BT no Instagram? Clique aqui