A Equatorial Pará, patrocinadora oficial do Círio de Nazaré, divulgou nesta última terça-feira, 17, em uma coletiva de imprensa, o planejamento para garantir o sucesso e a segurança do público que participa da festividade religiosa, que mobiliza os paraenses.
Em 2024, a empresa adotou o tema “Energia que Ilumina o Extraordinário”, com iniciativas para de segurança, eficiência energética e ações culturais e sociais durante a quadra nazarena. A Equatorial tem uma parceria com a Cruz Vermelha para garantir a segurança dos romeiros.
Plano Operacional para o Círio 2024
A Equatorial Pará iniciou seu planejamento para o Círio meses antes das procissões. O superintendente Geraldo Fernandez destacou que a companhia mobilizou 215 profissionais e 60 equipes de atendimento para atuar nos dias 12 e 13 de outubro, datas da Trasladação e da grande romaria para assegurar a qualidade no fornecimento de energia.
Além das equipes de prontidão, a concessionária investiu mais de R$ 4 milhões no programa “Cinturão Verde”, substituindo a rede convencional pela rede “spacer”, que protege os cabos contra fatores externos, como os tradicionais papéis picados jogados durante as homenagens, melhorias fundamentais para reduzir interrupções no fornecimento de energia.
A Basílica Santuário de Nazaré, Praça Santuário/CAN, Casa de Plácido e outros pontos chave do evento terão atendimento prioritário nos dias de procissão. A Equatorial também abriu um posto exclusivo para atender permissionários e vendedores informais que precisam de ligações provisórias de energia para seus pontos de venda. O atendimento acontece de 23 a 27 de setembro no Centro Social de Nazaré.
Círio Iluminado
A empresa também é patrocinadora do projeto Círio Iluminado, que combina cultura, arte e responsabilidade social. A programação inclui oficinas de gastronomia e artes plásticas em áreas vulneráveis de Belém, e uma Vila Círio Iluminado na Praça Waldemar Henrique, com mais de 70 expositores selecionados gratuitamente. A Vila contará ainda com shows regionais, espaços instagramáveis e uma roda-gigante de 24 metros.
Segurança Durante o Círio
A Equatorial Pará reforça a importância da segurança, especialmente durante as romarias. O Técnico da área de Segurança da Equatorial Pará, Elton Lucena, abordou a importância de não fazer uso de papéis metálicos, que podem causar curtos-circuitos ao entrar em contato com a rede elétrica.
Além disso, também foi feito um alerta sobre os riscos das ligações clandestinas, que são ilegais e colocam a vida das pessoas em perigo.
Operação Círio e Parceria com a Cruz Vermelha
A Operação Círio, em parceria com a Cruz Vermelha, garantirá pontos de acolhimento aos romeiros em locais estratégicos, como a BR-316 e a avenida Almirante Barroso.
O presidente da Cruz Vermelha no Pará, Isaias Oscar, presente no evento, informou que durante as procissões, a Cruz Vermelha contará com postos de atendimento para emergências, e a Equatorial fornecerá equipamentos, como coletes e padiolas.
O BT esteve presente na coletiva e te mostra algumas dicas de segurança especiais para os romeiros.
Revitalização da Praça Santuário
Para complementar suas ações, a Equatorial Pará investiu R$ 237.500 na revitalização da iluminação da Praça Santuário, modernizando o parque de iluminação para garantir um ambiente mais seguro e acolhedor para os devotos que participam do Círio.
Com todas essas iniciativas, a Equatorial Pará reafirma seu compromisso com a cultura, a segurança e o bem-estar da população durante uma das maiores celebrações religiosas do Brasil.
Projeções de Arte e Encerramento do Círio
A Equatorial Pará também patrocina projetos culturais como o Cores, Sons e Sensações, que vai projetar uma animação temática de videomapping na fachada da Basílica Santuário. A exibição, que marca o encerramento do Círio de Nazaré 2024, será acessível e inclusiva, com intérpretes de Libras e monitores especializados para atender pessoas com deficiência.
Shows Regionais e Atrações
Entre os artistas confirmados para animar a Vila Círio Iluminado estão a banda Fruto Sensual, Carabao, Mariza Black, Arraial do Pavulagem e muitos outros. A entrada é gratuita, assim como o acesso à roda-gigante. A Equatorial também garantiu um camarote especial para 25 pessoas com deficiência, em parceria com a APAE, proporcionando uma experiência inclusiva para o público.
Arrastão do Círio 2024
Outra ação patrocinada pela Equatorial Pará é o tradicional Arrastão do Círio, que acontecerá no dia 12 de outubro. O evento celebra a cultura paraense com música e dança, comandado pelo Arraial do Pavulagem, e seguirá o trajeto da Boulevard Castilhos França até a Praça Dom Pedro II, onde acontecerá uma apresentação especial da banda.
Já segue o BT no Bluesky? Clique aqui