Na segunda-feira, 22, a Equatorial Pará, em parceria com o Senai, realizou a aula inaugural da turma da Escola de Eletricistas 2024 em Belém. Ao todo, são 25 alunos, entre homens e mulheres, que terão formação técnica e profissional e estarão aptos ao mercado de trabalho ao término do curso.
Os membros desta nova turma em Belém foram selecionados entre mais de mil inscritos. Todos os aprovados passaram pelas fases de inscrição, prova objetiva, avaliação comportamental e entrevista.
ESCOLA DE ELETRICISTAS E O CURSO
O programa tem o objetivo de ampliar a oferta de profissionais nas operações do setor elétrico nos serviços da concessionária de energia no Pará e no país, além de oportunizar a empregabilidade aos participantes e carreira dentro da Equatorial.
A parceria entre Equatorial e Senai capta os interessados, seleciona em etapas e desenvolve o curso gratuitamente ao longo de quatro meses, com aulas práticas, teóricas, de gestão, comportamental e de relação com o público, além de certificado e uma bolsa de incentivo cerca de R$ 600.
O CURSO DE ELETRICISTA
O curso tem carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas de curso profissionalizante e 112h de curso comportamental, voltado para a formação de eletricistas de rede de distribuição de energia elétrica. Também haverá aulas práticas, que serão executadas em um Centro de Treinamento.
A Escola de Eletricistas foi lançada em 2022 e já formou mil profissionais no Pará e em outros estados, como Maranhão, Piauí e Alagoas, e prevê lançar mais seis turmas no segundo semestre de 2024.
Nas palavras Márcio Caires, presidente da Equatorial Pará, os pilares principais para o eletricista formado na escola desenvolver sua carreira dentro da Equatorial são: “segurança, relações éticas e resultados”.
A escola também está presentes nos interiores, em municípios como Castanhal, Marabá e Parauapebas. A expectativa é que mais 225 eletricistas sejam formados pela escola ainda este ano.