Nesta sexta-feira, 08, a decisão de colocar o Arzebaijão, no Leste Europeu, como sede para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas foi vetada pela Rússia. Faltando um ano para a próxima COP, agora a rodada de negociações climáticas de 2024 segue sem uma sede determinada.
O país vizinho da Armênia, Rússia e Irã estava decidido como o sediador da Conferência do próximo ano, no entanto, a decisão russa de tirar o Arzebaijão do cargo, apontada por razões de desavenças no Leste Europeu, como destacou a Reuters, preocupa os organizadores, que ainda estão sem determinação para a sede do evento. Vale lembrar que o governo russo já vetou outros possíveis candidatos das disputa, como a Bulgária, segundo a Reuters.
Logo após a decisão, foi divulgada uma versão atualizada do documento do Balanço Global do Acordo de Paris, uma das principais temáticas dessa COP, mas que ainda não chegou a público pela questão dos combustíveis fósseis. Outros países como Moldávia e Sérvia estão analisando as propostas. Os organizadores da COP 28 lutam para que se encontre a próxima sede antes do fim das atuais negociações.