Morreu na madrugada desta segunda-feira, 12 de agosto, o escritor, dramaturgo e cineasta amazonense Márcio Souza, aos 78 anos, em Manaus. O escritor foi o criador do romance “Mad Maria”, que inspirou a minissérie homônima produzida pela Rede Globo em 2005. As informações são do G1 Amazonas.
De acordo com familiares do escritor, Márcio começou a sentir-se mal na noite do último domingo, 11, e foi levado a um Serviço de Pronto Atendimento (SPA) na capital amazonense. Ele sofreu uma crise de diabete seguida por uma parada respiratória, que culminou em seu falecimento.
A editora Valer, responsável por publicar algumas de suas obras, lamentou profundamente a perda. O Governo do Amazonas decretou luto oficial de três dias em homenagem ao autor.
O local do velório ainda não foi divulgado por familiares.
A história do escritor na literatura
Nascido em Manaus em 1946, Márcio Souza era romancista, dramaturgo, diretor de teatro e ópera. Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, ele se destacou escrevendo críticas de cinema e artigos para veículos importantes como a Folha de S. Paulo.
Além do trabalho como escritor, Souza atuou em importantes cargos administrativos, como diretor de planejamento da Fundação Cultural do Amazonas, diretor da Biblioteca Nacional e presidente da Funarte. No teatro, Souza dirigiu o extinto Teatro Experimental do Sesc (Tesc) do Amazonas e presidiu o Conselho Municipal de Política Cultural. Em 2010, ele se tornou membro da Academia Amazonense de Letras, solidificando ainda mais sua influência na cultura regional e nacional.
Entre suas obras, além de “Mad Maria”, destacam-se peças teatrais como As Folias do Látex, A Paixão de Ajuricaba e Carnaval Rabelais, além dos romances Operação Silêncio e O Fim do Terceiro Mundo.
Já segue o BT no Instagram? Clique aqui