Já teve dúvida sobre como montar um currículo? Quer saber se as empresas gostam do que tu apresentas? Ainda no assunto de emprego e neste período com maior quantidade de vagas e processos seletivos, é hora de aproveitar o momento para buscar o tão sonhado emprego. Por isso, a psicóloga Juliana Galvão listou os principais erros que os candidatos cometem no currículo. Confira!
Atenção!
- Erros de português: Segundo levantamento apresentado pelo LinkedIn, em média, 34% dos candidatos às vagas de emprego são eliminados logo no início da seleção por erros de português no currículo.
- Falta de objetivo: Semana passada te apresentamos um modelo de currículo, lá há um campo para o Objetivo. Nada de colocar frases evasivas ou motivacionais estilo coaching. Objetivo é a vaga / área que pretendes atuar.
- Não inserir atividades desenvolvidas: Ainda no modelo que disponibilizamos há uma descrição das atividades realizadas em cada experiência profissional. Invista em palavras-chave, ponto forte para os buscadores automáticos da seleção de vagas.
- Mentira: O pior erro! Podes até achar que a mentira é uma solução para conseguir a vaga a todo custo e alguns até acham que não é algo sério, que dá para mentir uma habilidade e depois dar o jeito de correr atrás já contratado. Aqui você pode se enganar. É possível identificar algumas mentiras no próprio currículo. Por exemplo, se você coloca que tem habilidade com edição de texto e elaboração de documentos, mas no corpo do currículo há palavras com grafia errada e frases com erros de colocação. Ao identificar essa incoerência e diante de um grande volume de currículo versus poucas vagas (a realidade do mercado é cruel), você pode ficar ali na triagem inicial. Não minta. Na vida e no currículo.
I A FALTA DE EXPERIÊNCIA?
Reclamação de muita gente. Fato. Muitas vagas requerem experiência. E como ter experiência se não dão oportunidade?
Uma alternativa é inserir no campo Experiência Profissional as vivências que você desenvolveu sem vínculo empregatício, como atividades voluntárias em ONG’s, associações e igrejas. Você informa o período e a característica não formal dessa experiência. Isso pode te colocar a frente na caminhada da seleção.