//

Espécie em risco de extinção, Arara-Azul morre no Bosque Rodrigues Alves

Morreu no último dia 12 de fevereiro a arara-azul do Bosque Rodrigues Alves. O Duda, como era chamado o animal, morreu com quadro de pneumonia, anemia e coccidiose — uma doença intestinal. A espécie é considerada em risco de extinção devido à caça, ao comércio clandestino e à degradação de seu habitat natural.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) afirmou que a “arara recebeu o tratamento necessário para as doenças, por meio de medicamentos, porém, não resistiu”. O BT Amazônia entrou em contato com a secretaria solicitando mais informações, veja a nota na íntegra:

“A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), informa que uma arara-azul que vivia no Bosque Rodrigues Alves veio a óbito há cerca de 15 dias. Após análise de exames complementares realizados por veterinários e biólogos do parque, foi constatado que o animal apresentou quadros de pneumonia, anemia e coccidiose. A arara recebeu o tratamento necessário para as doenças, por meio de medicamentos, porém, não resistiu. O Jardim Zoobotânico da Amazônia conta com uma equipe de veterinários e biólogos que oferece aos animais do parque monitoramento e tratamento adequados.”